Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Planeamento Estratégico

A tomada de decisão em ambientes de incerteza, mudança rápida com grande quantidade de informação, fortalece a necessidade de focar no planeamento estratégico o equilíbrio entre os interesses da organização e os seus stakeholders no processo decisório, definindo claramente o seu posicionamento no contexto e os seus objetivos. Deste modo, e com o objetivo de colocar o Planeamento Estratégico no centro da modernização institucional do IST, o IST despoletou mudanças organizacionais em torno de vários instrumentos de gestão.

Elaborado em Dezembro de 2010, clarifica e foca a Missão e a Visão para o IST enquanto organização global, e define a sua estratégia, delineando um plano de ação para o futuro da escola, coerente e orientado para a persecução dos seus objetivos. São descritas as principais opções estratégicas, sistematizadas em 12 Áreas de Atuação, cada uma delas com um plano de ação (Linhas de Ação).

Plano e Relatório de Atividades

Estruturado em torno das 12 Áreas e das respetivas Linhas de Ação, neste documento estão listadas as atividades a desenvolver em cada ano civil, e as estratégias a adotar para atingir os objetivos propostos, bem como os responsáveis pela sua execução e o período de realização. Aprovado em Conselho de Escola no início de cada ano, este documento vai orientar por sua vez a elaboração do Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) do IST. Complementar a este instrumento de gestão, é elaborado anualmente um Relatório de Atividades onde se regista o grau de realização dos programas e ações propostas no Plano de Atividades, assim como o nível de recursos utilizados.

QUAR

Um dos sub-sistemas do SIADAP (Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública), o Quadro de Avaliação e Responsabilização visa, entre outros propósitos, contribuir para a melhoria do desempenho e qualidade dos Serviços e para a coerência e harmonia das ações dos seus dirigentes e demais trabalhadores. Deste modo, e tal como os outros documentos acima, o QUAR é também um instrumento de apoio à gestão da escola, que vai permitir evidenciar a sua estratégia e divulgar os seus níveis de desempenho, servindo ao mesmo tempo de instrumento de monitorização das atividades consideradas prioritárias, desenvolvidas no âmbito dos Serviços. Implementado pela 1ª vez em 2008, tem contribuído para um maior alinhamento entre os objetivos estratégicos estabelecidos ao nível dos órgãos de gestão do IST e os objetivos dos seus Serviços.

Documentos