Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Projetos Concluídos

REDEEM -Reforming Dual Degree Programmes for Employability and Enhanced Academic Cooperation

O principal objetivo do projeto REDEEM é definir boas práticas em cursos de duplos graus, no sentido do desenvolvimento da cooperação internacional e do aumento da empregabilidade dos seus graduados. O projeto REDEEM é financiado no âmbito do programa Erasmus+ – Parcerias Estratégicas (UE (561359-EPP-1-2015-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP), em parceria com: KIT TUD, UPC, UCL, POLITO, KTH.

Duração: out 2016 – out 2018

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PEOPLE -Promoting Educational Organisation through people

Para reforço das competências dos quadros de gestão intermédia e superior das instituições de ensino superior, através da elaboração de uma estratégia de gestão de recursos humanos (RH), direcionada não apenas para o pessoal, mas também para os quadros de gestão, e focada nos desafios do processo de transição económica e da globalização que os países parceiros e as instituições de ensino superior, em particular, enfrentam. PEOPLE é um projeto TEMPUS (UE: 543657-TEMPUS-1-2013-1-KZ-TEMPUS-JPGR) com 9 universidades parceiras (3 instituições do CLUSTER, 4 do Cazaquistão, 3 da Arménia e 2 da Geórgia): KazEU, UPC, IST, KTH, kazATC, PSU, KSMU, ASUE, AUA, KU, ISU.

Duração: dez 2013 – nov 2016

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SUMUP – Strategic University Management: Unfolding Practices

Promove a partilha dos sistemas de gestão estratégica entre instituições de ensino superior, através da elaboração conjunta e partilhada de abordagens de melhoria e ferramentas de entendimento comuns e transparentes, no âmbito do quadro europeu para a estratégia de gestão universitária. SUMUP é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida (UE: 517868-LLP-1-2011-1-ES-ERASMUS-EMGR), em parceria com 5 universidades do CLUSTER: UPC, KUL, KTH, IST, Aalto.

Duração: out 2011 – set 2013

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QUESTESI – Quality System of S&T Universities for sustainable Industry

Improve the education of leaders in S&T HEI, and in doing so, enhance the quality of graduates entering industry and entrepreneurship.Launch a revolution in higher education methodology, content and organization to better respond to the needs for progressive and sustainable industry in the EU (2009 Review EU Sustainable Development Strategy). QUESTSI is funded under the ERASMUS Life Long Learning program, in partnership with EFMD, ENQHEEI, EFEED, EUROCADRES, IST/Cluster, TUW, Polito, KIT, UPC, TU/e, ČVUT, ULB, WTU, CEFI, MINES Paris Tech, GE-TH, CNL.

Duração: out 2010 – jan 2013

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FOLLOW – Promotion and Follow-up of Graduate Employability in European HEIs

To improve the quality and to increase the volume of co-operation between HEIs and enterprises. The project relies on the exchange of information and experience between the partners. Cooperation is the key word both in the execution of the project and on the outcomes, which are expected to be a synergy between the best practices of each partner that can be capitalized to enhance the HEI graduate employability on a European level. FOLLOW is funded under the ERASMUS Life Long Learning program (UE: 518710-LLP-1-2011-1-PT-ERASMUS-EAM), in partnership with KUL, POLITO and UPC.

Duração: jan 2012 – dez 2012

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ATTRACT – Enhance the Attractiveness of Studies in Science and Technology

To discuss recruitment of students to engineering education and how the retention of students can be improved. ATTRACT will conduct development work within four different areas: The attractiveness of being an engineer, Formal hinders, Attracting students to studies in science and technology /engineering education, and Student retention. ATTRACT is funded under the ERASMUS Life Long Learning program (UE: 505330-LLP-1-2009-1-SE-KA1-KA1SCR), in partnership with seven CLUSTER Universities plus two Swedish universities.

Duração: dez 2009 – mai 2012

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Aseguramiento de la Calidad: Políticas Públicas y Gestión Universitaria

Evaluar el impacto de los mecanismos de aseguramiento de la calidad (AC) en la perspectiva de políticas públicas, y desarrollar capacidades para una mejor gestión de la calidad de la educación superior (ES): conocer la eficacia y pertinencia relativas de los distintos mecanismos utilizados para asegurar y mejorar la calidad de la ES en América Latina, contribuir al diseño de políticas públicas tendientes a mejorar la gestión de calidad de la ES, desarrollar capacidades entre los distintos actores vinculados com el AC. Proyecto financiado por el programa ALFA (UE: ALFA DCI-ALA/2008/42) en asociación con las instituciones miembros de CINDA y otros (19 de América Latina y de seis Europea).

Duração: 2008-2010

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Informe sobre la Educación Superior en Iberoamérica 2011

Reunir importante información acerca de los sistemas de educación superior en dieciocho países de la región ibero-americana (actualización periódica en 2011). Proyecto financiado por el CINDA y Fundación UNIVERSIA en asociación con las instituciones miembros de CINDA.

Duração: mar 2011-set 2011

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