Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Projetos Concluídos

REDEEM -Reforming Dual Degree Programmes for Employability and Enhanced Academic Cooperation

O principal objetivo do projeto REDEEM é definir boas práticas em cursos de duplos graus, no sentido do desenvolvimento da cooperação internacional e do aumento da empregabilidade dos seus graduados. O projeto REDEEM é financiado no âmbito do programa Erasmus+ – Parcerias Estratégicas (UE (561359-EPP-1-2015-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP), em parceria com: KIT TUD, UPC, UCL, POLITO, KTH.

Duração: out 2016 – out 2018

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PEOPLE -Promoting Educational Organisation through people

Para reforço das competências dos quadros de gestão intermédia e superior das instituições de ensino superior, através da elaboração de uma estratégia de gestão de recursos humanos (RH), direcionada não apenas para o pessoal, mas também para os quadros de gestão, e focada nos desafios do processo de transição económica e da globalização que os países parceiros e as instituições de ensino superior, em particular, enfrentam. PEOPLE é um projeto TEMPUS (UE: 543657-TEMPUS-1-2013-1-KZ-TEMPUS-JPGR) com 9 universidades parceiras (3 instituições do CLUSTER, 4 do Cazaquistão, 3 da Arménia e 2 da Geórgia): KazEU, UPC, IST, KTH, kazATC, PSU, KSMU, ASUE, AUA, KU, ISU.

Duração: dez 2013 – nov 2016

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SUMUP – Strategic University Management: Unfolding Practices

Promove a partilha dos sistemas de gestão estratégica entre instituições de ensino superior, através da elaboração conjunta e partilhada de abordagens de melhoria e ferramentas de entendimento comuns e transparentes, no âmbito do quadro europeu para a estratégia de gestão universitária. SUMUP é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida (UE: 517868-LLP-1-2011-1-ES-ERASMUS-EMGR), em parceria com 5 universidades do CLUSTER: UPC, KUL, KTH, IST, Aalto.

Duração: out 2011 – set 2013

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QUESTESI – Quality System of S&T Universities for sustainable Industry

Desenvolver a educação dos líderes em instituições de ensino superior de ciências e tecnologias, melhorando a qualidade de acesso dos graduados no que concerne o empreendedorismo e a indústria. Lançar uma revolução na metodologia aplicada no ensino superior, conteúdos e organização, para melhor responder às necessidades de uma indústria progressiva e sustentável na UE (2009 revisão UE Estratégia de Desenvolvimento Sustentável). QUESTSI é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida, em parceria com o EFMD, ENQHEEI, EFEED, EUROCADRES, IST/Cluster, TUW, Polito, KIT, UPC, TU/e, ČVUT, ULB, WTU, CEF, MINES Paris Tech, GE-TH, CNL.

Duração: out 2010 – jan 2013

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FOLLOW – Promotion and Follow-up of Graduate Employability in European HEIs

Promover a qualidade e aumentar o volume da cooperação entre instituições de ensino superior e empresas. O projeto baseia-se no intercâmbio de informações e experiências entre parceiros. A cooperação é a palavra-chave, tanto na execução do projeto, como nos resultados, que deverão ser uma sinergia entre as melhores práticas de cada parceiro e deverão ser capitalizados para a melhoria da empregabilidade dos pós-graduados a nível europeu. FOLLOW é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida (UE: 518710-LLP-1-2011-1-PT-ERASMUS-EAM), em parceria com KUL, POLITO e UPC.

Duração: jan 2012 – dez 2012

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ATTRACT – Enhance the Attractiveness of Studies in Science and Technology

Baseia-se na discussão do recrutamento de estudantes em engenharia e como melhorar os níveis de retenção dos alunos. ATTRACT irá realizar um trabalho de desenvolvimento em quatro áreas distintas: a atratividade das engenharias; dificuldades formais; a atração de estudantes para as áreas de ciências e tecnologias/engenharias; e a retenção de alunos. ATTRACT é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida (UE: 505330-LLP-1-2009-1-SE-KA1-KA1SCR), em parceria com sete universidades do CLUSTER, mais duas universidades suecas.

Duração: dez 2009 – mai 2012

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Aseguramiento de la Calidad: Políticas Públicas y Gestión Universitaria

Avaliar o impacto dos mecanismos de garantia da qualidade na perspetiva das políticas públicas e desenvolver capacidades para melhorar a gestão da qualidade do ensino superior: aumentar conhecimentos de eficácia e relevância dos vários mecanismos no sentido de garantir e melhorar a qualidade do ensino superior na América Latina; contribuir para o desenho de políticas públicas de melhoria da gestão da qualidade do ensino superior; desenvolver capacidades entre os diferentes intervenientes na garantia da qualidade. O projeto é financiado pelo programa ALFA (EU: Alpha DCI-ALA/2008/42) em parceria com instituições membros do CINDA e outros (6 instituições europeias e 19 da América Latina).

Duração: 2008-2010

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Informe sobre la Educación Superior en Iberoamérica 2011

Reunir informações relevantes sobre os sistemas de ensino superior em dezoito países da região Ibero-Americana (atualização periódica em 2011). Projeto financiado pela CINDA e Fundação UNIVERSIA, em parceria com as instituições membros da CINDA.

Duração: mar 2011-set 2011

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