Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Projetos nacionais

Ao longo dos anos a AEPQ participou em vários projetos de desenvolvimento do IST, muitos deles de carácter inovador, que contribuíram para a promoção da excelência dos serviços prestados pela escola.

Projeto AssIST (Autoapreciação dos Serviços do IST)

ObservIST – Observatório de Boas Práticas do IST

Outros

Projetos iniciados no âmbito da AEPQ e atualmente enquadrados noutros serviços da escola

Projeto Objetivos OBS
Plano de Captação de Alunos (1993) Promoção da atratividade dos cursos do IST junto das escolas secundárias através de um plano de captação de alunos e respetiva execução. Integrado no NAPE
Projeto de Regulamento Interno para Proteção da Propriedade Intelectual no IST (1998) Promoção da gestão e valorização da propriedade intelectual no IST, com a criação posterior de um Gabinete de Apoio ao Licenciamento de Tecnologia (GALTEC). Integrado na ATT
Editora do IST (1996) Promoção de publicações de docentes do IST, com a criação posterior de uma editora IST-Press Integrado na IST-Press
Projeto Alumni (1997) Assegurar uma rede de contactos com os antigos alunos do IST, com vista à manutenção da ligação com a escola na perspetiva da formação ao longo da vida, e da atualização de informação sobre a sua inserção profissional, com a criação posterior da UNIVA (Unidade de Inserção na Vida Ativa) no âmbito da AEPQ. Integrado no GCRP
Projeto de Regulamento Interno para Proteção da Propriedade Intelectual no IST (1998) Promoção da gestão e valorização da propriedade intelectual no IST, com a criação posterior de um Gabinete de Apoio ao Licenciamento de Tecnologia (GALTEC). Integrado na ATT
Projeto de Monitorização (1999) e Tutorado (2003) Promoção do sucesso escolar através da monitorização e acompanhamento dos alunos dos primeiros anos, com a criação posterior de um Gabinete de Apoio ao Tutorado. Integrado no GATu
Projeto BIF – Bolsa Interna de Formadores (2014) Identificação de   trabalhadores   não   docentes   e   não   investigadores,   com   competências   ou conhecimentos  especializados, interessados  em  fazer  parte  da  Bolsa  Interna  de  Formadores, promovendo a formação por pares   e, consequentemente, a   comunicação   institucional, estimulando simultaneamente a desburocratização de procedimentos entre serviços. Integrado na Estrutura de Formação ao Longo da Vida da Direção Académica
Projeto A Pedalar (2015) Oferecer à comunidade IST uma experiência de circulação urbana em bicicleta, contribuindo para a promoção de formas mais sustentáveis de transporte nas rotinas diárias. Integrado no NAPE