Instituto Superior Técnico

Área de Estudos e Planeamento

Sobre a AEP

Avaliar para Evoluir, Informar para Decidir

A Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEP) compreende o Núcleo de Estatística e Prospectiva (NEP), o Núcleo de Estudos & Projetos (E&P), e está dividida em três áreas funcionais, Avaliação e Planeamento, Estatística e Prospetiva e Estudos e Projetos. É também da responsabilidade da AEP a gestão de três observatórios do IST: Observatório de Empregabilidade do Instituto Superior Técnico (OEIST), Observatório de Boas Práticas (ObserVIST) e Observatório de Rankings Universitários.

Missão, Visão e Valores

Missão

A Área de Estudos, Planeamento e Qualidade do Instituto Superior Técnico tem como missão prestar assessoria aos órgãos centrais do IST através da elaboração de estudos e projetos de suporte ao processo de tomada de decisão, que promovam a qualidade na escola e contribuam para a otimização da sua gestão e desenvolvimento estratégico.

Visão

Constitui ambição da AEP, motivadora dos seus colaboradores, ser reconhecida como um serviço de referência pela sua competência técnica e atuação de excelência nas áreas de avaliação da qualidade, planeamento estratégico e análise prospetiva.

Valores e Atitudes

Os valores subjacentes à actuação da AEP e que o serviço pretende salvaguardar, são:

  1. qualidade, rigor e inovação – por espelharem as características técnicas, de certeza e antecipação que queremos imprimir aos nossos trabalhos;
  2. eficiência e eficácia – pela manutenção de altos padrões de resultados dos serviços prestados, com um menor tempo de resposta e utilizando menos recursos;
  3. credibilidade – competindo à AEP tarefas de avaliação, é fundamental que reúna consensos relativamente à sua fiabilidade, independência e integridade.

Estes valores reflectem-se quer na cultura e comportamentos internos, quer na imagem pública da AEP, promovendo-se nos seus colaboradores um conjunto de atitudes:

  •  ter espírito de equipa – partilhar informação com transparência para que ninguém seja insubstituível
  • ser positivo, empreendedor – não colocar problemas, apresentar soluções
  • ser proativo, ter iniciativa – preferir arriscar uma opção a não tomar decisão nenhuma
  • ser flexível, criativo – aceitar novas tarefas e encará-las como um desafio à criatividade e dinâmica da equipa
  • ter bom relacionamento interpessoal – saber comunicar as suas ideias e saber ouvir e respeitar as dos outros