Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Observatório de Empregabilidade

De acordo com a Lei nº 62/2007 de 10 de Setembro, que estabelece o regime jurídico das instituições de ensino superior, mais concretamente no seu artigo 162.º, nº 2, todas as IES deverão disponibilizar informação precisa e suficiente sobre a empregabilidade dos ciclos de estudo ministrados.

Reconhece-se assim a dimensão e a importância do domínio da empregabilidade para o ensino superior. Com efeito e no caso do IST, a colocação no mercado de trabalho, é um dos factores privilegiados pelos seus alunos quando consideram as opções de ingresso no Ensino Superior.

Neste sentido, e no seguimento de todo o trabalho desenvolvido até aqui pelo IST sobre o percurso profissional dos seus diplomados oficializa-se com este sitio na rede, o nascimento desta estrutura de observação regular da situação de emprego dos graduados do IST e respectiva divulgação.

Em última instância, o OEIST (Observatório de Empregabilidade do Instituto Superior Técnico) pretende promover a empregabilidade dos diplomados através da sistematização e análise de toda a informação que directa ou indirectamente tenha ligação com o percurso dos graduados. Todo este processo vai materializar-se na constituição de uma bateria de informação actualizável anualmente, que permitirá a elaboração de séries de dados recorrentes mais fiáveis.

Mais informação em OEIST..