Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Planeamento

A tomada de decisão em ambientes de incerteza, mudança rápida com grande quantidade de informação, fortalece a necessidade de focar no planeamento estratégico o equilíbrio entre os interesses da organização e os seus stakeholders no processo decisório, definindo claramente o seu posicionamento no contexto e os seus objetivos. Deste modo, e com o objetivo de colocar o Planeamento Estratégico no centro da modernização institucional do Técnico, e que despoletou mudanças organizacionais em torno de vários instrumentos de gestão.

Aprovado em dezembro de 2022, o Plano Estratégico 2020-2030 tem como visão para a esta década tornar-se uma escola de Engenharia, Ciência e Arquitetura líder na Europa. O IST concretizará esta visão através de sete objetivos estratégicos:

  • Experiência de aprendizagem melhorada para melhorar o sucesso académico, os resultados e o bem-estar dos estudantes
  • Investigação inovadora centrada em problemas do mundo real relevantes para a sociedade
  • Impacto societal alargado através de relações mais fortes com a comunidade (Alumni, indústria, parceiros de empreendedorismo)
  • Diversidade cultural através de uma maior mobilidade e de programas de intercâmbio para estudantes e professores
  • Campi multipolares com instalações modernizadas onde a comunidade possa prosperar
  • Autonomia e agilidade para competir em condições de igualdade, reforçando simultaneamente a responsabilidade da Gestão da escola
  • Sustentabilidade financeira através da diversificação de receitas para viabilizar a missão da escola

Os objetivos estabelecidos compreendem 34 iniciativas com planos de ação claros, responsabilidades e KPIs de monitorização que que permitirão a sua implementação.

Plano e Relatório de Atividades

Estruturado em torno das Áreas estratégicas, neste documento estão listadas as atividades a desenvolver em cada ano civil, e as estratégias a adotar para atingir os objetivos propostos, bem como os responsáveis pela sua execução e o período de realização. Aprovado em Conselho de Escola no início de cada ano, este documento vai orientar por sua vez a elaboração do Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) do IST. Complementar a este instrumento de gestão, é elaborado anualmente um Relatório de Atividades onde se regista o grau de realização dos programas e ações propostas no Plano de Atividades, assim como o nível de recursos utilizados.

QUAR

Um dos subsistemas do SIADAP (Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública), o Quadro de Avaliação e Responsabilização visa, entre outros propósitos, contribuir para a melhoria do desempenho e qualidade dos Serviços e para a coerência e harmonia das ações dos seus dirigentes e demais trabalhadores. Deste modo, e tal como os outros documentos acima, o QUAR é também um instrumento de apoio à gestão da escola, que vai permitir evidenciar a sua estratégia e divulgar os seus níveis de desempenho, servindo ao mesmo tempo de instrumento de monitorização das atividades consideradas prioritárias, desenvolvidas no âmbito dos Serviços. Implementado pela 1ª vez em 2008, tem contribuído para um maior alinhamento entre os objetivos estratégicos estabelecidos ao nível dos órgãos de gestão do IST e os objetivos dos seus Serviços.

  • Consulte o arquivo de Planos Estratégicos, Planos e Relatórios de Atividades, edições do QUAR e outros documentos.