Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Qualidade

Em resposta às lacunas identificadas nos vários processos de auto-avaliação, foram desenvolvidos desde o ano 1993 e ao longo de diferentes anos instrumentos de controlo interno e sistemático da qualidade do ensino (PDF, 40KB), tendo contribuído substantivamente para a institucionalização de uma cultura de qualidade no IST.

Paralelamente, e no seguimento da experiência dos vários exercícios de avaliação, o IST entendeu que uma avaliação quinquenal dos seus cursos não era suficiente. Neste sentido, foi desenvolvida uma ferramenta de apoio à monitorização dos resultados anuais dos cursos, com o objetivo de estimular a melhoria da qualidade das atividades de ensino – Relatório Anual de Auto-Avaliação – e para a qual contribuem os vários instrumentos referidos acima.

Em 2007 o IST assumiu como objetivo estratégico da escola o desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (SIQuIST) que tivesse em conta as melhores práticas europeias, juntando os seus esforços aos da própria Universidade Técnica de Lisboa (UTL). O objetivo limite deste processo era valorizar a cultura de qualidade que tem vindo a ser desenvolvida, com a institucionalização de um conjunto de procedimentos que imprimissem a melhoria contínua e o reajustamento, em tempo real, dos processos internos.

Neste sentido, foram constituídos em Maio de 2010 dois grupos de trabalho:

  1. um no âmbito das várias escolas da UTL para o desenvolvimento de uma Proposta ao Reitor, que integrasse os principais documentos de suporte ao SIGQ – Sistema Interno de Garantia da Qualidade: Regulamento (PDF, 223KB)Conselho de Gestão da Qualidade (PDF, 231KB)Manual e Plano da Qualidade para a UTL (PDF, 1MB);
  2. outro no âmbito do IST, para o desenvolvimento do seu próprio sistema, que deverá estar alinhado com o Sistema de Garantia de Qualidade da UTL, e cujos trabalhos tiveram início ainda no ano de 2007 com o estabelecimento de algumas linhas diretrizes. Neste momento já foi aprovado o Regulamento do SIQuIST bem como o Conselho para a Gestão da Qualidade do IST,  o Manual da Qualidade e o Plano da Qualidade.

Regulamento do SIQuIST, aprovado em fevereiro de 2012 e ainda em vigor estabelece a existência do Conselho para a Gestão da Qualidade do IST, composto por membros do Conselho de Gestão, Conselho Pedagógico (um docente e um aluno), Conselho Científico, Associação de Estudantes, Área para a Qualidade e Auditoria Interna e da AEPQ.

O SIQuIST formaliza como sendo seus instrumentos:

Além dos documentos acima, o IST nortea-se e está alinhado com SIGQ-ULisboa nomeadamente os seguintes documentos:

Já em 2012, o IST candidatou-se a um exercício experimental de auditoria aos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade das IES, realizado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), cabendo a coordenação do mesmo ao recém nomeado Conselho para a Gestão da Qualidade. A AEPQ colaborou na elaboração do respetivo Relatório de Autoavaliação que pretendia apresentar uma reflexão sobre a abrangência e eficácia dos procedimentos e estruturas de garantia da qualidade em cada uma das áreas estratégicas de atuação do IST, de acordo com as diretrizes da A3ES, nomeadamente:

  1. Avaliar o grau de desenvolvimento estimado (Inexistente, Emergente, Em Desenvolvimento e Consolidado)
  2. Fundamentar essa avaliação através de evidências e exemplos
  3. Apresentar uma síntese de aspetos identificados para melhoria
  4. Apresentar uma análise SWOT

Em reunião de 8 de Janeiro de 2013, o Conselho de Administração da A3ES decidiu certificar o Sistema de Gestão da Qualidade do IST (SIQuIST), pelo período de 6 anos (processo ASIGQ/12/00021). e no ano 2020,, após um processo semelhante de auto-avaliação e de auditoria externa pela A3ES o IST obteve renovação desta certificação por igual período de 6 anos (processo ASIGQ 2019)

Na sequência das certificações do (SIQuIST), o IST procedeu ao mapeamento dos principais mecanismos de qualidade, num esforço de consolidação do próprio Sistema, ao promover uma reflexão sobre esses mecanismos ao nível da coordenação, planeamento, regulação, avaliação e melhoria das atividades da Escola (consulte a autoavaliação do SIQUIST e outros documentos de suporte ao SIQuIST e à cultura da qualidade nos documento em baixo, documento reservado comunidade IST).

No âmbito do processo ASIGQ 2019 (Auditoria de Sistemas Internos de Garantia da Qualidade) o IST sistematizou o alinhamento do SIQuIST com os referenciais da A3ES , que pode ser consultado no “Guia de Enquadramento do SIQuIST com os referenciais da A3ES”.