Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Sustentabilidade

Iniciativa Sustentabilidade Técnico

Assumindo um pacto firme institucional com o Desenvolvimento Sustentável e a Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior, transversal à sua atividade, no comportamento da organização e das atitudes de todos os seus elementos, foi criada a Iniciativa Sustentabilidade Técnico integrada na estrutura orgânica da Área de Instalações e Equipamentos, tendo sido aprovada em Conselho de Gestão no mês de fevereiro de 2021, com o seu plano estratégico de implementação progressiva na escola autenticado em reunião desse órgão central no mês de maio.

À Iniciativa Sustentabilidade Técnico compete promover o desenvolvimento de soluções de incorporação de critérios de sustentabilidade no funcionamento do Instituto Superior Técnico, em linha com o documento fundador da iniciativa, com o plano estratégico para a sua implementação, e com as ações específicas nas Áreas de Intervenção que, nestes expressas, têm monitorização permanente.

Gestão da Qualidade e Sustentabilidade

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ) do Instituto Superior Técnico (Técnico), consciente da urgência do tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) e do papel importante que o Técnico deve assumir no seu cumprimento, tem vindo a desenvolver uma reflexão sobre a sua  atual posição e de um possível caminho futuro que possa integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na sua estratégia.

Assim, tomaram forma diversos trabalhos no âmbito desta temática dos quais se destacam estudos e análise e a compilação das Ações que o Técnico realiza na contribuição para os Objetivos que inclui a categorização das Boas Práticas identificadas pelo ObservIST ao longo de 6 anos, de acordo com o(s) ODS para que contribuem, concorrendo assim para a introdução dessa temática na comunidade IST – ver Documentos.

Ouvimos a mensagem do Presidente da nossa Escola “O Técnico e os desafios do futuro “[1] e esta é uma forma de a AEPQ marcar a sua presença dando  um primeiro contributo no “Mapeamento do que está a ser feito – conhecer e identificar”, que possa promover a integração dos ODS nas estratégias, políticas e planos e consciencializar toda a comunidade académica.

A importância da sustentabilidade para a melhoria contínua da qualidade 

A Qualidade Total só se pode considerar alcançada em pleno quando responde às às necessidades, expectativas e satisfação de todas as pessoas que, no caso de uma Instituição de Ensino Superior (IES), são os estudantes, os docentes, os investigadores, os funcionários, o Estado e os empregadores e a sociedade em geral. A Gestão Total da Qualidade Total, que consiste numa abordagem da gestão da qualidade a todos os processos das instituições, exige o envolvimento e a participação de todos os que integram as Instituição promovendo a melhoria contínua.

O Sistema Integrado de Gestão de Qualidade sedimentado no Técnico (SIQuIST), a sua política, objetivos e metas e ferramentas inspirados nos princípios de gestão da qualidade e na filosofia de melhoria contínua, constituem uma base sólida para a abordagem do Técnico à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com mútuo benefício uma vez que partilham o objetivo comum de melhorar continuamente as necessidades, as expectativas, a satisfação e a vida de todas as pessoas.

A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 25 de setembro de 2015 e em vigor desde 2016,– constituída pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – é uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.

Para além da partilha do objetivo do comum de “melhorar continuamente”, a integração da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no SIQuIST permite alargar o âmbito do SIQuIST passando a abranger de forma sistemática objetivos que visam melhorar  condições ambientais, económicas e sociais de todos incentivando a prosperidade, erradicando a pobreza e protegendo o Planeta no caminho para a Qualidade Total, sendo expectável que a inclusão dos ODS no planeamento da Escola em todas as dimensões do SIQuIST permita partilhar processos, objetivos assim como metas e indicadores na monitorização e medição dos resultados alcançados economizando recursos e promover a conceção de planos de melhoria alinhados com os objetivos da sustentabilidade . Qualidade e Sustentabilidade partilham o desígnio comum de querer fazer bem as coisas certas (eficiência e eficácia) para satisfação das necessidades de todos e para promoção da melhoria continua: identificar problemas e oportunidades de melhorar para fazer, sempre, cada vez melhor.Em particular no Ensino Superior, e considerando que oferecemos o projeto de vida a quem estuda no Técnico e toda a sociedade, apenas consideramos o nosso sistema de gestão da qualidade pleno se planeado de forma sustentada, promovendo a consciencialização sobre o consumo equilibrado de recursos e que possa contribuir para um melhor futuro.

A premência e vantagens desta integração foram identificadas na “A Agenda Estratégica para a Qualidade 2030” do Fórum Qualidade (IPQ, 2019) quando identificou como prioridade e iniciativa para a sua implementação a necessidade de “Fomentar ajuste dos sistemas da qualidade aos desafios societários relacionados com os princípios da sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assumidos pelas Nações Unidas, garantindo que processos de normalização, medição e certificação se alinham com a corresponde Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030”.

Publicações do Técnico nas áreas abrangidas pelos ODS

Ações que o Técnico realiza na contribuição para os ODS

Apresentamos uma primeira compilação das Ações que o Técnico realiza na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, não sendo exaustiva, ilustra o compromisso da Escola com a agenda 2030.

Esta compilação foi elaborada partindo do pressuposto que as ações/atividades da Escola podem contribuir para a cidadania ativa da sua comunidade e a uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável.

“…. As crianças e os jovens são centrais neste apelo global de participação e a escola é essencial para dar a conhecer a nova agenda global, inspirar e incentivar as pessoas a participarem no desenvolvimento das comunidades”[2].

Incitamos toda a comunidade académica a contribuir para a atualização desta compilação enviando para o email aepq@tecnico.ulisboa.pt ação(ões) a incluir e respetivo link com indicação do ODS para que contribui(em). Os contributos serão incluídos depois de validados pelo CGQ.

Apresentamos uma compilação de ações que o Técnico realiza na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que, não sendo exaustiva, ilustra o compromisso da Escola com a agenda 2030.