Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Sobre a AEPQ

A Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ) compreende o Núcleo de Estatística e Prospectiva (NEP), o Núcleo de Estudos & Projetos (E&P), e está dividida em três áreas funcionais, Avaliação e Planeamento, Estatística e Prospetiva e Estudos e Projetos. É também da responsabilidade da AEPQ a gestão de três observatórios do IST: Observatório de Empregabilidade dos Diplomados do IST (OEIST), Observatório de Boas Práticas (ObservIST) e Observatório de Rankings Universitários.

Missão, Visão e Valores

Missão

A Área de Estudos, Planeamento e Qualidade do Instituto Superior Técnico tem como missão prestar assessoria aos órgãos centrais do IST através da elaboração de estudos e projetos de suporte ao processo de tomada de decisão, que promovam a qualidade na escola e contribuam para a otimização da sua gestão e desenvolvimento estratégico.

Visão

Constitui ambição da AEPQ, motivadora dos seus colaboradores, ser reconhecida como um serviço de referência pela sua competência técnica e atuação de excelência nas áreas de avaliação da qualidade, planeamento estratégico e análise prospetiva.

Valores e Atitudes

Os valores subjacentes à atuação da AEPQ e que o serviço pretende salvaguardar, são:

  1. qualidade, rigor e inovação – por espelharem as características técnicas, de certeza e antecipação que queremos imprimir aos nossos trabalhos;
  2. eficiência e eficácia – pela manutenção de altos padrões de resultados dos serviços prestados, com um menor tempo de resposta e utilizando menos recursos;
  3. credibilidade – competindo à AEPQ tarefas de avaliação, é fundamental que reúna consensos relativamente à sua fiabilidade, independência e integridade.

Estes valores refletem-se quer na cultura e comportamentos internos, quer na imagem pública da AEPQ, promovendo-se nos seus colaboradores um conjunto de atitudes:

  •  ter espírito de equipa – partilhar informação com transparência para que ninguém seja insubstituível;
  • ser positivo, empreendedor – não colocar problemas, apresentar soluções;
  • ser proativo, ter iniciativa – preferir arriscar uma opção a não tomar decisão nenhuma;
  • ser flexível, criativo – aceitar novas tarefas e encará-las como um desafio à criatividade e dinâmica da equipa;
  • ter bom relacionamento interpessoal – saber comunicar as suas ideias e saber ouvir e respeitar as dos outros.

Objetivos

I. Contribuir para o reforço do impacto global, visibilidade e reconhecimento do IST como escola de referência de C&T na Europa e no Mundo

  • Cooperar ativamente em processos nacionais e internacionais de avaliação, auditoria, acreditação, certificação e reconhecimento externo das atividades nucleares do IST;
  • Colaborar em iniciativas que promovam a valorização, divulgação e desenvolvimento organizacional do IST, a nível nacional e internacional.

II. Promover a qualidade das atividades IST, melhorando o ambiente de aprendizagem e investigação

  • Desenvolver sistemas internos e integrados de monitorização e melhoria da qualidade das atividades de Ensino, ID&I e TT;
  • Promover a melhoria contínua, eficiência e eficácia dos serviços de suporte do IST.

III. Promover o planeamento estratégico das atividades do IST

  • Produzir indicadores de desempenho e estatísticas previsionais de suporte à tomada de decisão;
  • Elaborar estudos, relatórios e outros documentos de apoio à gestão estratégica.