Foi publicada, no dia 26 de outubro, a edição de 2024 dos THE by subject rankings, uma iniciativa da Times Higher Education (THE) que classifica anualmente as melhores instituições de ensino superior do mundo em diferentes áreas científicas.
Da análise dos resultados, ressalta a conclusão que, …
Já está disponível o estudo relativo ao perfil dos estudantes ingressados no 1.º Ciclo, através do Concurso Nacional de Acessos (CNA), no presente ano letivo (2023/2024).
Neste estudo são apresentados alguns indicadores relevantes para traçar o perfil socioeconómico dos estudantes ingressados no IST, tendo como base …
Nos dias 26 de setembro e 17 de outubro o Instituto Superior Técnico, em colaboração com a CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego), promoveu sessões de formação sobre a temática da igualdade de género, mais concretamente:
Construção de Planos para a Igualdade …
A semana da Mobilidade decorreu pela primeira vez no Técnico em setembro de 2015, no âmbito de uma iniciativa da AEPQ, com o projeto “A pedalar“.
Com este projeto pretendia-se proporcionar a toda a comunidade da escola a oportunidade de requisitar uma bicicleta, de forma a …
A Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ) foi constituída a 25 de junho de 1993 enquanto Gabinete de Estudos e Planeamento. Nessa altura, o gabinete era constituído por quatro unidades funcionais com coordenações distintas: Área de Ciência e Tecnologia, Área Pedagógica, Área Administrativa e Financeira e Área de …
by Carlos Carvalho & João Fernandes (EP-AEPQ, Instituto Superior Técnico)
Academic rankings ot only provide an opportunity to increase visibility and reputation of institutions but also can be used as benchmark tools for quality improvement, despite much criticism of biased coverage and flawed methodologies. As part of the University of …
Está a decorrer o IATT 2023 | Inquérito Anual aos Trabalhadores do Técnico, dirigido a todos os docentes, investigadores e técnicos & administrativos.
O IATT é um instrumento de gestão da qualidade, destinado a recolher informação sobre a satisfação dos profissionais da Escola sobre diversos …
A International Conference on Higher Education Advances (Head) é um já fórum consolidado para investigadores e profissionais do sector do Ensino Superior trocarem ideias, experiências, opiniões e resultados de investigação relacionados com a preparação dos estudantes, as metodologias de ensino/aprendizagem e a organização dos sistemas …
Saiu a última edição do ranking global CWUR (Center for World University Rankings) ontem, 15 de Maio. Este ranking é publicado desde 2012, o qual avalia a qualidade do ensino, a empregabilidade, a qualidade do corpo docente e a investigação sem se basear em inquéritos …
Foi publicada, no final de março, a última edição dos QS rankings by subject nas áreas de Engineering and Technology e Natural Sciences.
Publicados pela Quacquerelli Symmonds, estes rankings incluem cinco indicadores: Academic Reputation (40%), Employer Reputation (30%), Citations per paper (10%), H-index (10%), IRS – …
Foi publicada, na passada semana, a última edição do University Ranking by Academic Performance (URAP), a qual mostra que as universidades francesas e chinesas continuam a melhorar drasticamente.
Estes rankings são publicados pelo Informatics Institute at Middle East Technical University, em Ancara. São baseados na investigação …
A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11), apresenta o resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho GT1 – Integração dos ODS nas Instituições de Ensino e Formação no ano 2021 no E-book “Sustentabilidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas das …
O ObservIST lança a sua 7 ª call para submissão de Boas Práticas
O Observatório de Boas Práticas do IST (ObservIST) é um projeto que decorre de uma linha de ação do Plano Estratégico da Escola, e pretende assegurar a identificação, consolidação e divulgação de processos …
via ObservIST
Realiza-se no próximo dia 16 de novembro a 2ª parte do 4º Encontro do ObservIST, na sala 4.41 do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil), realizando-se duas mesas redondas para promoção do debate e análise do Desafio do Técnico para a Integração das …
A AEPQ desenvolveu um trabalho de aplicação da metodologia do Times Higher Education Impact Ranking 2021 à realidade do Técnico como forma de diagnóstico comparativo com outras Instituições de Ensino Superior Nacionais e Internacionais no contributo para o cumprimentos da Agenda 2030.
Este trabalho, agora disponibilizado, …
A Conferência Anual para a Educação e Formação, organizada pela comissão Setorial para a educação e Formação (CS/11) dedicou a edição de 2021 que se realizou no passado dia 13 de outubro, na UTAD, à “Transformação Digital na Educação e Formação” de acordo com o …
via Observatório de Empregabilidade do IST
Já está disponível o relatório anual sobre a situação profissional dos recém-diplomados do IST. Esta relatório apresenta informação sobre os diplomados que concluíram o curso em 2018 e que foram inquiridos entre Junho e Dezembro de 2020. O OEIST está …
A Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES) de Cabo Verde organizou uma ação de formação sobre “Sistema Interno de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior” com o objetivo de capacitar os Pontos Focais e os Coordenadores dos Gabinetes de Qualidade das Instituições de …
Foi publicada a 27 de setembro a 4ª edição do QS Graduate Employability Ranking, cujo objetivo é identificar as universidades que produzem diplomados com maior empregabilidade. O ranking é composto por cinco indicadores:
Reputação junto de empregadores (30%), indicador do QS World University Rankings
Resultados alcançados por antigos …
A Conferência Anual da CS/11 é o evento que celebra um modelo de participação voluntária das organizações do setor da Educação e Formação e que dá continuidade aos Encontros de novembro que, todos os anos e ao longo de duas décadas, a Comissão Setorial para …
A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11), cuja vice presidência está a cargo de 2 colaboradoras da AEPQ, apresentou o trabalho que tem vindo a desenvolver como Case Study para a rubrica Accelerating Education for the SDGs in Universities 2021, no âmbito da International …
Realiza-se no próximo dia 12 de outubro o 4º Encontro ObservIST (Observatório de Boas Práticas do IST) com o objetivo de divulgar as Boas Práticas identificadas na 6ª Call do ObservIST, promovendo o reconhecimento e partilha de Boas Práticas da escola com toda a comunidade do Técnico.
Neste …
O mercado de trabalho é um barómetro do equilíbrio de género. As mulheres continuam a representar uma população com maiores dificuldades de acesso a profissões tradicionalmente masculinas, mais bem remuneradas e, consequentemente, a uma maior relevância para os agentes de mercado. Neste artigo vamos olhar …
Os instrumentos de planeamento têm um papel central na gestão da qualidade de onde um planeamento deficitário impacta negativamente nos processos de monitorização e gestão da qualidade e promoção da melhoria contínua. Neste artigo destaca-se a importância dos instrumentos de planeamento no processo de gestão da qualidade …
via ObservIST
Já são conhecidas as 12 Boas Práticas distinguidas no seguimento da 6.ªCall do ObservIST. Conheça-as melhor no 4º Encontro do ObservIST agendado 12 de outubro de 2021 no Anfiteatro Abreu Faro (local a confirmar).
Boas Práticas reconhecidas na 6ª Call do ObservIST:
Supervision of master theses based on Scrum
Estudo que …
A Identificação, reconhecimento e disseminação de boas práticas institucionais constitui um exercício de benchmarking interno para a melhoria contínua da qualidade nas organizações. Neste artigo analisamos as vantagens de reconhecer boas práticas internas, pessoas e equipes como instrumento para o envolvimento de
todos na promoção da …
No passado dia 29 de abril, o Conselho de Gestão do IST aprovou o primeiro Plano de Igualdade de Género (PDF, 434 KB) do Instituto Superior Técnico. Em inglês, este documento formaliza o compromisso do IST numa cultura que garanta iguais oportunidades para mulheres e …
A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11), apresenta o resultado do trabalho desenvolvido no ano 2019 no E-book “Sustentabilidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas das Instituições de Ensino e Formação” de acesso livre. O Instituto Superior Técnico participou neste ebook com 3 …
Esta semana foi lançado pelo Observatório de Empregabilidade do IST (OEIST) o XIV Inquérito anual à situação profissional dos recém-diplomados de 2º Ciclo do IST. Este processo visa não só responder à necessidade legal que as instituições de ensino superior têm em manter informação periódica …
O ObservIST disponibiliza em https://observist.tecnico.ulisboa.pt/boas-praticas/ a possibilidade de aceder às Boas Práticas já reconhecidas por área temática, por âmbito e por tipologia de finalidade/objetivo que as mesmas conseguem cumprir. Desta forma, procuramos promover a partilha e disseminação de Boas Práticas que possam fornecer pistas para …
Foi publicada no início do mês de Fevereiro pela AppliedHE, organização baseada em Singapura, a 1ª edição do Rankometer, um ranking que combina os resultados de 5 dos rankings mais conhecidos. Para estarem incluídos neste ranking, os rankings devem ter sido publicados no ano anterior, …
via ObservIST
O ObservIST lança a sua 6ª call para submissão de Boas Práticas
O Observatório de Boas Práticas do IST (ObservIST) é um projeto que decorre de uma linha de ação do Plano Estratégico da Escola, e pretende assegurar a identificação, consolidação e divulgação de processos …
No passado dia 15 de dezembro realizou-se a 31ª Reunião Plenária do iGen – Fórum Organizações para a Igualdade, dedicada exclusivamente à pré-apresentação da obra “O Longo Caminho para a Igualdade”, que contou com a presença (on-line) das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria …
No passado dia 30 de outubro, duas colaboradoras da AEPQ e uma docente do Técnico, apresentaram uma comunicação sobre “Diversidade e Igualdade: Grupo de Trabalho Gender.Balance@Técnico”, no âmbito da 2ª Conferência Campus Sustentável 2020: Iniciativas Inteligentes para um Campus Sustentável. Devido à atual situação de …
A Conferência Anual da CS/11 é o evento que celebra um modelo de participação voluntária das organizações do setor da Educação e Formação e que dá continuidade aos Encontros de novembro que, todos os anos e ao longo de duas décadas, a Comissão Setorial para …
Foram divulgadas pelo Observist as Boas Práticas reconhecidas na sua 5ª Call. Podem consultar estas práticas na página do Observatório.
via Técnico
Realiza-se no próximo dia 16 de setembro, com início às 9h30, o 4.º Encontro ObservIST que tem como objetivo a divulgação das Boas Práticas identificadas na 5.ª Call, promovendo o seu reconhecimento e partilha junto da comunidade do Técnico.
Programa do Encontro
Após a avaliação das práticas submetidas …
via ObservIST
Realiza-se no próximo dia 16 de setembro o 4º Encontro ObservIST com o objetivo de divulgar as Boas Práticas identificadas na 5ª Call, promover o seu reconhecimento e partilha.
Após a avaliação das práticas submetidas na 5ª Call do ObservIST (Observatório de Boas Práticas do …
via CGQ
No seguimento do processo de Acreditação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade do IST (SIQuIST) pela A3ES, o Conselho de Administração da A3ES decidiu certificar, pelo período de 6 anos, o SIQuIST em concordância com a fundamentação e recomendação da Comissão de Avaliação Externa.
Documentos
Relatório preliminar …
De ano para ano, a comunidade envolve-se cada vez mais nesta partilha e isso reflete-se no número e diversidade de práticas distinguidas. A Prática “Design e produção dos cursos MOOC Técnico” foi escolhida como Boa Prática do IST 2020.
As 20 boas práticas distinguidas este ano …
A forma como as instituições de ensino superior (IES) responderam à crise pandémica de COVID19, transitando todas as suas atividades para plataformas digitais, acelerou a implementação em larga escala do Ensino a distância (EaD), em regime de ensino online, e com recurso a formas alternativas …
Divulgamos a revista TQM n.º10 que conta com o artigo “O papel da CS11 num estudo de levantamento de Boas Práticas de Responsabilidade Social nas IES” com coautoria de dois elementos da AEPQ.
TQM N.º10, 2019 (PDF, 4.8MB)
O Técnico segue os desenvolvimentos relativos à COVID-19, as recomendações do Governo, da Tutela e
da DGS sobre as medidas administrativas a implementar.
Foi definido um plano de contingência e criado um microsite onde reunimos recomendações, notícias e
conselhos à comunidade do Técnico, com contactos específicos para o …
No dia 29 de janeiro de 2020 o IST renovou o seu compromisso com o iGen – Fórum Organizações para a Igualdade, numa cerimónia que decorreu no Auditório dos Serviços Sociais da CML – em Lisboa.
O Fórum, criado em 2013, passou nesta data a …
Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2020, duas colaboradoras da AEPQ participaram na ação de formação “Facilitation of change process towards Gender Equality” promovida e co-organizada pelo projeto Gearing Roles (cuja primeira conferência anual teve lugar em novembro de 2019) e pela …
Depois de, em anos passados, a CS/11 ter estado envolvida na produção e edição de dois Ebooks, um intitulado “Análise SWOT do Ensino Superior Português: oportunidades, desafios e estratégias de qualidade” (Universidade de Coimbra, ISBN 978-989-26-0830-3) e outro “Aferição da Qualidade no Ensino Superior. Exemplos …
O Instituto Superior Técnico está representado na Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11), por 2 colaboradoras da Área de Estudos Planeamento e Qualidade (AEPQ).
Criada em novembro de 1996, no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ) a CS/11 é constituída por membros representantes …
O ObservIST lança a sua 5ª call para submissão de Boas Práticas relacionadas com as áreas temáticas definidas
O Observatório de Boas Práticas do IST (ObservIST) é um projeto que decorre de uma linha de ação do Plano Estratégico da Escola, e pretende assegurar a identificação, …
No dia 28 de novembro 2019, o IST participou na 1ª Conferencia anual do projeto GEARING-Roles, com a apresentação de um poster sobre o trabalho desenvolvido pelo Grupo Gender.Balance@Técnico. (segue programa e poster em anexo)
Aproveitou-se também a ocasião para divulgar dois vídeos sobre o …
No dia 18 novembro 2019, o IST participou na 30ª reunião Plenária do Fórum iGen que se realizou em Ponta Delgada sob o tema “Igualdade de Género nos setores da Economia do Mar”.
Enquanto responsável pela Coordenação do Grupo de Trabalho 4 (Publicações), o IST apresentou …
A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) – Instituto Português da Qualidade (IPQ), na qual participam 2 colaboradoras da AEPQ, promoveu o seu encontro anual no passado dia 14 de novembro de 2019, no ISCTE-IUL.
Este Encontro teve como objetivo a partilha de conhecimentos e troca de …
Os Desafios impostos pelos Sistemas Internos da Garantia da Qualidade às Instituições de Ensino Superior têm sido o tema central do Congresso Internacional que há anos se vem a realizar na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e que no último ano se organizou em …
via Conselho para a Gestão da Qualidade do IST
No âmbito do processo de certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade do IST (SIQuIST) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) o IST vai receber, próximos dias 6, 7 e 8 de Novembro, a visita …
The Institutional Studies, Planning and Quality Area (AEPQ) participated in the 63rd EOQ Congress under the theme “Redescovering Quality” which took place between 23 and 24 October in Lisbon, through the presentation of a Poster, as part of the participation of two AEPQ collaborators in …
via Núcleo de Estudos e Prospectiva
Os resultados dos inquéritos aos alunos inscritos em Unidades Curriculares de cursos de 1º, 2º e 3º Ciclo do IST, relativos ao 2º semestre de 2018/19, já se encontram disponíveis para consulta em quc.tecnico.ulisboa.pt/resultados.
Tal como todos os anos, para além dos resultados …
A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) – Instituto Português da Qualidade (IPQ), na qual participam 2 colaboradoras da AEPQ, irá promover o seu encontro anual no dia 14 de novembro de 2019, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Auditório B203). O tema escolhido para …
A Área de Estudos, Planeamento e Qualidade apresentou o ObservIST e o trabalho desenvolvido ao longo de 5 anos de atividade no 41º Fórum da EAIR sob o tema “Responsibility of Higher Education Systems: What? Why? How?” que se realizou entre 25 e 28 de …
via http://atm.talentinasia.org/
Durante a primeira semana de julho o Instituto Superior Técnico foi anfitrião, no âmbito do projeto aTM, da reunião de trabalho organizada com o objetivo de definir o significado de Talento nas Instituições de Ensino Superior (IES) asiáticas: “Promoting Modern Talent Management Practices …
via ROAD Project
A Universidade Estatal de K. Tynystanov Issykkul (IKSU), Karakol, Quirguistão, realizou a 2ª Conferência Internacional do Projeto ROAD em 18 de junho de 2019. O programa da Conferência incluiu, entre outras, as seguintes apresentações: Digitalização de serviços governamentais, Educação de funcionários públicos: desafios …
via observist.tecnico.ulisboa.pt
Decorreu no passado dia 25 de junho o 3º Encontro do ObservIST.
Nesta edição do evento dezassete boas práticas (BP), nos mais variados domínios, foram partilhadas e certificadas, promovendo-se a sua continuidade e difusão pela comunidade do Técnico.
As boas práticas (BP) encontram-se disponíveis no separador …
Realiza-se no próximo dia 25 de junho o 3º Encontro ObservIST com o objetivo de divulgar as Boas Práticas identificadas na 4ª Call, promover o seu reconhecimento e partilha.
Após a avaliação das práticas submetidas na 4ª Call do ObservIST (Observatório de Boas Práticas do IST), por um painel de avaliadores, …
Foi publicado no passado dia 2 de Abril o Ranking THE de Impacto Universitário relativo a 2019 (THE University Impact Rankings). Este ranking mede o cumprimento das universidades, a nível global, relativamente às metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (SDGs).
O desempenho das universidades incluídas …
Terminou no dia 22 de março a 4ªcall do ObservIST com a submissão de 19 práticas distribuídas em 7 das 11 áreas temáticas definidas:
Educação Superior
Internacionalização
Comunicação
Infraestruturas
Processos e Qualidade
Capital Humano
Investigação, Desenvolvimento e Inovação
Após a avaliação destas práticas por um painel de avaliadores está prevista a realização de …
No âmbito da participação do IST no seminário “Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) na Educação Superior “, duas colaboradoras da Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ), representaram o IST no evento. O seminário foi realizado nas instalações do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, …
No âmbito da participação do IST no iGen – Fórum de Organizações para a Igualdade, duas colaboradoras da AEPQ representaram a escola na 27ª Reunião Plenária deste Fórum. O evento decorreu nas instalações da IBM Portugal, em Lisboa, no passado dia 19 de março, sob …
No âmbito do desenvolvimento das suas atribuições a AEPQ-Área de Estudos, Planeamento e Qualidade, elaborou o relatório “Dissertações em Ambiente Empresarial”, relativo a 2018.
Este relatório, pelo segundo ano consecutivo, pretende proporcionar um estudo analítico do número de dissertações desenvolvidas em ambiente empresarial, por ciclo de …
No cumprimento da missão do ObservIST foi criada uma chancela de Boas Práticas (BP), que pretende ser uma forma adicional de valorização, demonstração e incentivo junto da comunidade, do valor e mérito reconhecido por parte da instituição a serviços com BP reconhecidas pelo ObservIST e …
O NEP-Núcleo de Estatística e Prospetiva disponibilizou uma infografia com informação estatística relativa ao ano letivo 2017/2018. Esta infografia fundamenta-se nos Factos e Números do Técnico e nas estatísticas RAIDES – DGEEC (registo de alunos matriculados e diplomados).
Para mais informações, consulte a página do NEP …
O ObservIST-Observatório de Boas Práticas do Instituto Superior Técnico, mantém até dia 22 de março, a sua 4ª call aberta e disponível a quem queira submeter Boas Práticas, assegurando a sua identificação, consolidação, divulgação de processos internos e promovendo a sua valorização e replicação, potenciando …
A Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ), deseja a toda a comunidade to Técnico-Lisboa um feliz Natal e um próspero ano novo.
Nos passados dias 29 e 30 de novembro, a Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ), representou o Instituto Superior Técnico, em Coimbra, no III Congresso Internacional, com o tema “Desafios da Qualidade em IES: das políticas à prática”, com a participação de alguns colaboradores …
No âmbito da representação do Técnico na Comissão Setorial de Educação e Formação (CS/11), convidamos todos os interessados a participar no Encontro anual organizado pelos Grupos de Trabalho da Comissão, no dia 29 de novembro de 2018.
Inserido no “III Congresso internacional desafios da qualidade em …
O Instituto Superior Técnico (Técnico Lisboa) foi anfitrião, entre 5 e 9 de novembro, da ação de Formação para Formadores, no âmbito do projeto ROAD, Working Package WP3. O foco desta formação, conforme estabelecido no plano, visou o “controlo financeiro, auditoria e avaliação das despesas …
O Instituto Superior Técnico (Técnico Lisboa) é anfitrião, entre 5 e 9 de novembro, da ação de Formação para Formadores, no âmbito do projeto ROAD, Working Package WP3. O foco desta formação, conforme estabelecido no plano, visa o “controlo financeiro, auditoria e avaliação das despesas …
Já se encontra disponível para consulta na página da AEPQ-Área de Estudos, Planeamento e qualidade, o Relatório de Atividades 2017.
Consulte os resultados das atividades desenvolvidas no IST durante o ano de 2017, constantes do documento aprovado em Conselho de Escola no dia 18 de julho …
Foi atualizada na passada 3ª feira, 17 de Julho, o ranking sectorial (ranking by subject) do ARWU (Academic Ranking of World Universities).
Nesta última edição, é possível observar que a melhor classificação portuguesa é conseguida na área de Engenharia Marítima, na qual a Universidade de Lisboa (UL) fica …
Encontra-se disponível para consulta na página da AEPQ-Área de Estudos, Planeamento e Qualidade, o QUAR 2018.
Com a divulgação pública desta informação, o IST pretende melhorar o esforço partilhado em torno da missão, dos objetivos estratégicos e operacionais propostos e aprovados, revelando os respetivos indicadores de …
O Núcleo de Estudos & Projetos participou na 9ª Conferencia do Observatory on Academic Ranking and Excellence (IREG Observatory) que se realizou entre 23 e 25 de Maio em Hasselt, Bélgica, através da apresentação da comunicação intitulada: “Accreditations & Rankings: the experience of Técnico Lisboa”.
No âmbito do tema …
Com o objetivo de dar a conhecer os resultados de trabalhos com interesse para a comunidade IST, a Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ) realizou no dia 20 de junho, no Campus do Taguspark, as suas II Jornadas.
Esperamos ter contribuído para uma maior comunicação …
A International University for the Humanities and Development, Ashgabat, Turquemenistão (IUHD), sediou a 1ª Conferência Internacional do projeto ROAD, no dia 24 de maio de 2018, no âmbito do Projeto ROAD. O programa da conferência incluiu, entre outros, apresentações sobre os seguintes temas: projetos ROAD …
O Royal Institute of Technology (KTH), em Estocolmo, Suécia, organizou uma formação nos dias 9 a 13 de abril de 2018, no âmbito do projeto ROAD e do Work Package 3 – Training for Trainers. O focus da formação incidiu no “Desenvolvimento e Manutenção de …
Encontra-se disponível para consulta na página da AEPQ-Área de Estudos, Planeamento e Qualidade, o QUAR 2017.
Com a divulgação pública desta informação, pretende o IST melhorar o esforço partilhado em torno da missão, dos objetivos estratégicos e operacionais propostos e aprovados, revelando os respetivos indicadores de …
No âmbito do projeto ROAD, foi produzido um vídeo com versões em Inglês e Russo, a pedido do CBC-Group – Capacity Building Consulting Group, com o objetivo de promover a disseminação do projeto.
Os vídeos encontram-se disponíveis abaixo:
Video – Versão em Inglês
Video – Versão em Russo
No dia 07 de fevereiro de 2018, no âmbito do Programa Erasmus+ – Higher Education – Staff Mobility for Training, a Coordenadora da Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ) apresentou o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade do IST (SIQuIST) a alguns elementos da …
The Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC) hosted a Training on the 15-19 January 2018, in the scope of ROAD Project Working Package WP3 – Training for Trainers. The training focus, as established in the training Plan, was “Tourism Economics”.
The agenda of this …
O Plano de Atividades de 2018 encontra-se estruturado em torno das 11 áreas de foco e propõe um conjunto de ações e atividades a desenvolver durante o ano de 2018, as estratégias a adotar para atingir os objetivos propostos, bem como os responsáveis pela sua …
No âmbito das práticas de gestão instituídas na Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ), disponibilizamos o Tableau de Bord do serviço, relativo ao biénio 2017/2018.
Esta ferramenta é fundamental para a visibilidade e transparência dos processos de planeamento e avaliação, complementando o plano de trabalhos …
O Núcleo de Estatística e Prospetiva participou no 12º Fórum EQAF em Riga (Estónia) que se realizou entre 23 e 25 de Novembro, através da apresentação do artigo intitulado: “Quality assurance of teaching and learning: validity and usefulness of student ratings”.
O artigo apresentado teve uma …
Os resultados do ingresso no IST pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2017/18 foram muito positivos, sendo que Técnico obteve excelentes resultados, não apenas a nível institucional ou face aos seus congéneres, mas também a nível nacional:
Taxa de ocupação de 100%;
Aumento geral das …
A Área de Estudos, Planeamento e Qualidade realizou no dia 31 de outubro de 2017, no CTN, as primeiras “Jornadas da AEPQ” que contaram com cerca de 3 dezenas de participantes.
As Jornadas da AEPQ, preparadas com o objetivo de dar a conhecer o serviço, a equipa …
The Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) hosted a Training on the 5-10 November 2017, in the scope of ROAD Project Working Package WP3 – Training for Trainers. The training focus, as established in the training Plan, was “Strategic Management and Local Government: Trends and Challenges”.
The agenda of …
O Grupo de Trabalho para a Qualidade no Ensino Superior (GT2), a funcionar no âmbito da Comissão Sectorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade, e no qual participam duas colaboradoras da AEPQ, realizou no dia 11 de outubro de 2017, na …
As Práticas de Gestão da AEPQ (PDF, 280KB) foram reconhecidas pelo ObservIST (Observatório de Boas Práticas do IST) em maio de 2016, na área temática de Processos e Qualidade, tendo sido apresentadas (PDF, 758KB) no 1º Encontro deste Observatório no passado dia 30 de junho.
Para …
Foi apresentada, por CDirk V. Franco, no 9 th World Environmental Education Congress (12 a 15 de setembro de 2017), Vancouver, BC, Canada, em co-autoria, entre outros, Marta Pile e Alexandra Pontes da AEPQ, uma comunicação intitulada “The Non Energy Benefits of Energy Efficiency for …
Under the ROAD Project, in the scope of its Work Package 1 – COMPETENCY FRAMEWORK OF LOCAL CIVIL SERVANTS), AEP Coordinator has participated in a Study Tour hosted by AKSU (Arabaev Kyrgyz State University) in Biskhkek, on the 19-22 June 2017.This project primarily aims to enhance local …
Realizou-se no dia 30 de junho o 1º Encontro do ObservIST que contou com cerca de 50 participantes.
As Boas Práticas reconhecidas na primeira e na segunda call do Observatório, foram apresentadas pelos respetivos proponentes cumprindo-se, assim, o objetivo de promover a partilha e reconhecimento das Boas Práticas do IST.
As …
O projecto MIND, cofinanciado peol Programa Erasmus+ da Unión Europea, realizou, com a cooperação da AEP, a sua primeira Ação de formação de Formadores no Instituto Técnico de Lisboa nos passados dias 17-21 de abril.
A formação em Inovação e Empreendedorismo contou com a participação de …
No âmbito do projeto PEOPLE (Promoting Educational Organization Through People), com o principal objectivo de reforçar as competências dos dirigentes de instituições de ensino superior através da definição de uma estratégia de desenvolvimento das suas capacidades de gestão de recursos humanos, o IST desempenhou um …
Nos dias 21 e 22 de março de 2017, o IST recebeu 20 parceiros internacionais para o kick-off meeting do projeto ROAD (Regional Objectives for Administrative Development).
Este projeto, aprovado em 2016 no âmbito do programa ERASMUS +, tem como objetivo reforçar competências em estratégia de …
Na sequência da entrada em vigor (14/02/17) do novo Regulamento de Organização e de Funcionamento dos Serviços Administrativos e de Apoio Técnico do IST (ROFNATIST) a designação da Área de Estudos e Planeamento passou a incluir o termo QUALIDADE, de modo a dar maior visibilidade …
Decorreu no dia 16 de janeiro, a entrega de certificados das Boas Práticas identificadas na primeira call do ObservIST, iniciativa lançada em 2015 e que tem como objetivo identificar, consolidar e divulgar Boas Práticas internas no Técnico.
Na sessão, o Professor Arlindo Oliveira, Presidente do Técnico, reforçou a importância …
Under the PEOPLE Project, which primarily aims at enhancing HR manager skills in Higher Education Institutions (HEIs), IST played an active role in the International Conference on “Strategic Management of Human Resources: Experiences and Trends” organised in the scope of TEMPUS PEOPLE project at AUA on October 27, …
ENCONTRO CS11| 19 de outubro 2016 | Coimbra
No âmbito da representação do Técnico na Comissão Setorial de Educação e Formação (CS/11), convidamos todos os interessados a participar no Encontro anual organizado pelos Grupos de Trabalho da Comissão, no dia 19 de outubro de 2016.
Inserido num …
No Passado dia 9 de junho, o IST liderou um workshop de formação em Coaching na KTH em Estocolmo, no âmbito do Projeto PEOPLE – Promoting Educational Organisation Through People.
Este Projeto visa reforçar as competências dos dirigentes de instituições de ensino superior através da definição de uma …
Em reunião do Conselho para a Gestão da Qualidade do IST de 15/04/2016 foi aprovado o Plano de Qualidade do Técnico.
Este documento pode ser consultado aqui.
Estão disponíveis na página web da Área de Estudos e Planeamento (AEP) os resultados dos inquéritos que a AEP, em parceria com a Área de Assuntos Internacionais (AAI), aplicou aos estudantes em mobilidade no ano letivo 2014/15 (IN e OUT).
Estes inquéritos têm como principais objetivos:
Mobilidade …
O Observatório de Rankings Universitários disponibiliza informação sobre os rankings universitários mais conhecidos, quer pelo seu prestígio quer pela sua difusão mediática, ao mesmo tempo apresentando o posicionamento do Técnico Lisboa/Universidade de Lisboa em função de diversos parâmetros de classificação.
Dado que cada ranking tem por …
Em Abril de 2016 a AEP submeteu no ObservIST (Observatório de Boas Práticas do IST) um conjunto de práticas de gestão, com vista à divulgação dos seus processos internos.
Confiante que as práticas implementadas contribuem substancialmente para a excelência e desenvolvimento do próprio Serviço, da sua …
O Grupo de Trabalho para a Qualidade no Ensino Superior (GT2), a funcionar no âmbito da Comissão Sectorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade, e no qual participam duas colaboradoras da AEP, compilou o trabalho desenvolvido pelo grupo no ano 2015. …
O Observatório de Boas Práticas do IST (ObservIST) é um projeto que decorre de uma linha de ação do Plano Estratégico da Escola, e pretende assegurar a identificação, consolidação e divulgação de processos internos que constituam Boas Práticas, promovendo a sua valorização e replicação, e …
Atendendo à inexistência de terminologia específica na língua inglesa para o Instituto Superior Técnico, foi elaborado um documento de termos e referenciais comuns nos mais diversos aspetos (e.g. designação de cursos, órgãos, unidades académicas, entre outros), tendo em vista a sua divulgação, partilha e correta …
O Grupo de Trabalho para a Qualidade no Ensino Superior (GT2), a funcionar no âmbito da Comissão Sectorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade, e que tem na sua coordenação duas colaboradoras da AEP, produziu em 2014 o seu segundo Ebook …
O Grupo de Trabalho para a Qualidade no Ensino Superior (GT2), a funcionar no âmbito da Comissão Sectorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade, e que tem na sua coordenação duas colaboradoras da AEP, compilou o trabalho desenvolvido pelo grupo no …
No âmbito do Projeto PeoPLE (Promoting Educational Organisation through People), que tem como principal objetivo reforçar as competências dos gestores de Recursos Humanos (RH) nas instituições de ensino superior, o IST elaborou o relatório de execução do primeiro Working Package (WP1 – HR processes …
Instituto Piaget | 8 de outubro de 2014
Convidamos todos os interessados a participarem em no Encontro: Interface Ensino Superior/Mercado de Trabalho: Estratégias e Exigências organizado por membros da AEP em colaboração com outras escolas.
Consulte o programa e inscreva-se.
Documentos
Programa e ficha de inscrições (PDF, 314KB)
Informações …
No âmbito do Projeto PeoPLE (Promoting Educational Organisation through people), que tem como principal objetivo reforçar as competências dos gestores de Recursos Humanos (RH) nas instituições de ensino superior, está em curso o relatório de execução do primeiro Working Package (WP1), cuja coordenação ficou à …
Convidamos todos os interessados a participarem em 2 seminários organizados por membros da AEP em colaboração com outras escolas, nomeadamente:
Análise SWOT do Ensino Superior Português: Oportunidades, Desafios e Estratégias de Qualidade, IPAM, Porto | 13 novembro 2013 (programa)
Práticas de Qualidade: Resultados no Ensino Superior, ULisboa, …
O Grupo de Trabalho para a Gestão da Qualidade no Ensino Superior (GT2), a funcionar no âmbito da Comissão Sectorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade, e que tem na sua coordenação duas colaboradoras da AEP, produziu em 2012 um Ebook …
Numa análise efetuada ao absentismo dos trabalhadores não docentes em exercício de funções no IST, obtivemos um resultado de 4,3% e de 4,6% nos anos 2010 e 2011, estes resultados indicam que o IST se posiciona próximo do limite inferior da média do absentismo da …
Neste mês de Junho de 2013 a AEP comemorou 20 anos de existência!
Constituído no dia 25 de Junho de 1993, este serviço foi criado com o objetivo de assessorar os Órgãos de Gestão do IST em áreas específicas que contribuíssem para …
O IST está envolvido num projeto na área da Gestão Estratégica ao nível das instituições de ensino superior – SUMUP (Strategic University Management: Unfolding Practices).
No âmbito deste projeto, foi desenvolvido um Observatório (European Observatory on Good Practices in University Strategic Management – EUSUM), com o objetivo …
Foi concluída em Dezembro de 2012 a tese de Mestrado “O contributo do distress, burnout e do bem-estar para o absentismo e satisfação laboral: um estudo com trabalhadores da administração pública em contexto universitário”.
Este trabalho, desenvolvido no âmbito do IST por uma colaboradora da AEP, …
O IST candidatou-se a um exercício experimental de auditoria aos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade das Instituições do Ensino Superior, realizado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Foram ainda selecionadas para este exercício 4 Instituições além do IST, e os …
No âmbito do Grupo de Trabalho GT2 (Qualidade no Ensino Superior) da Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS11), da qual faz parte a Coordenadora da AEP, realizou-se no dia 21 de novembro de 2012 uma reunião sob o tema: “ebook GT2 – Inquéritos …
O IST participou no projeto de Estudo das Atitudes e Comportamentos dos Portugueses face à Sinistralidade Rodoviária” no âmbito do programa Aliança para a Prevenção Rodoviária (APR). A APR é uma iniciativa da GALP ENERGIA, enquadrada na estratégia e na Política de Responsabilidade Corporativa da …
No passado dia 30 de Outubro colaboradores da AEP participaram num workshop sobre “Qualidade no Ensino Superior”, promovido pelo Gestor de Processos e da Qualidade (Dr. Victor Palmela Ramos), com a apresentação de uma comunicação sobre a “Auditoria da A3ES ao sistema interno de Garantia …
No âmbito de um projeto europeu, liderado pelo CLUSTER (QUESTE-Quality System of European Scientifical and Technical Education), o IST candidatou-se a um exercício experimental de autoavaliação do seu compromisso com as questões da sustentabilidade e responsabilidade social.
Este exercício, que incidiu sobretudo …
O IST candidatou-se a um exercício experimental de auditoria aos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade das IES, realizado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), cabendo a coordenação do mesmo ao recém nomeado Conselho para a Gestão da Qualidade. A …
Consulte os resultados das atividades desenvolvidas no IST durante o ano de 2011, constantes do documento aprovado em Conselho de Escola no dia 24 de Julho de 2012.
Documentos:
Relatório (PDF, 1.4MB)
Anexos (PDF, 1.8MB)
Relatórios de Actividades Anteriores
Os colaboradores da AEP participam em diversos eventos de interesse para o desenvolvimento da sua atividade.
Consulte os resumos dessa participação nos primeiros 6 meses de 2012 aqui
A AEP/OE do IST foram as forças motrizes que lançaram um projecto europeu que procura identificar as Boas Práticas de Monitorização e Promoção da empregabilidade nas universidades Europeias. Este projeto, constituído por 4 parceiros membros da Rede Cluster, teve na experiência do IST que monitoriza …
No passado dia 8 de Março a reitoria da UTL realizou um workshop sobre a fusão entre universidades, com objectivo de promover o debate alargado sobre esta matéria face às perspectivas de fusão entre a UTL e a UL, contando com a experiência de escolas …
No âmbito do QUAR de 2011 (Quadro de Avaliação e Responsabilização) e em articulação com uma das Linhas de Ação previstas no Plano de Atividades do IST (Avaliar o desempenho dos serviços) foi identificada a necessidade de analisar o Absentismo nos serviços, com identificação das …
No âmbito de uma das Áreas de Actuação previstas no Plano Estratégico do IST, foi definida a optimização do pessoal alocado aos SERVIÇOS, como forma de promover a sua eficiência.
Neste sentido, ficou estabelecido no Plano de Actividades para 2011, o desenvolvimento de um projecto-piloto para …
A Comissão Sectorial para a Educação e Formação (CS/11) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) promovem, no dia 19 de outubro de 2011, no Pólo II da Universidade de Coimbra*, sob o patrocínio da Universidade de Coimbra, Delta Cafés …
Os colaboradores da AEP registam e descrevem sumariamente os resultados da sua participação em seminários, conferências, workshops e acções de formação no contexto da sua actividade profissional.
Consulte as últimas notícias aqui.
O website do Núcleo de Estatística e Prospectiva (NEP) já está online.
Consulte as novidades da actividade do NEP como:
produção estatísticas IST;
Ingresso e caracterização população escolar;
QUC (Qualidade Unidades Curriculares);
Cálculo dos Alunos ETI;
R3A (Relatórios Anuais de Auto-Avaliação dos cursos do IST);
Relatório concretização de Bolonha.
entre outros estudos e/ou …
O primeiro ciclo da Avaliação dos cursos do IST teve início no ano lectivo de 1993/1994, nas áreas de Física e Engenharia Electrotécnica. Baseado em 2 componentes – avaliação interna e externa – as primeiras comissões de peritos externos foram constituídas em 1995 no âmbito …
Já está disponível aqui o Relatório de Actividades do IST para o ano de 2010.
Decorreu no dia 15 de Junho de 2011 uma Sessão no âmbito da CS11/IPQ acerca do Projeto SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação. Contou com a presença de Marta Pile da AEP/IST, e …
Com a divulgação pública desta informação, pretende o IST melhorar o esforço partilhado em torno da missão, dos objectivos estratégicos e operacionais propostos e aprovados, revelando os respectivos indicadores de execução, a situação anterior e as metas definidas para o ano em curso.
Procura-se, assim, de …
O relatório com o apuramento e a distribuição do número de alunos ETI por unidade académica, já está disponível para consulta (Cálculo dos Aluno ETI 2009/2010 (PDF, 84KB)). Revela alguns indicadores importantes para a escola, nomeadamente na medida em que serve de base à definição …
O objectivo desta iniciativa foi fornecer aos participantes informação sobre os programas Tempus e Life Longlearning Projects (LLP), nomeadamente os prazos de submissão das candidaturas e boas práticas na preparação das mesmas. Por outro lado, pretendia-se proporcionar aos participantes uma oportunidade de trocarem impressões sobre …
O V European Quality Assurance Forum (EQAF 2010) foi subordinado, em particular, à compreensão e interpretação do conceito de Garantia da Qualidade em vários níveis: europeu, nacional e institucional, e de um modo mais geral, à discussão dos últimos desenvolvimentos e tendências na área da …