Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Mission

The mission of the Institutional Studies, Planning and Quality Area is to assist IST’s Management Board in specific areas that facilitate the decision-making process, promote quality and contribute to optimize the School's management and strategic development.

Áreas de Atuação

Planeamento e Qualidade

Vista superior de oito mãos dadas, entrelaçadas de forma alternada e em círculo. Todos têm camisas vestidas e são de diferentes etnias e géneros. Apenas se veem as mãos e o antebraço.

Nesta área de atuação da AEPQ desenvolvem-se trabalhos de recolha, análise e tratamento de informação com vista ao planeamento estratégico e à avaliação, monitorização e certificação da qualidade dos serviços prestados pelo IST. Neste campo a AEPQ presta apoio na gestão do SIQuIST (Sistema Interno de Gestão da Qualidade do IST) através do desenvolvimento e implementação de instrumentos e ferramentas de monitorização e gestão da qualidade, tais como Planos e Relatórios de Atividades, QUAR, Inquéritos, Guias, Processos de acreditação e certificação, Sistema QUC, Relatórios Anuais de Auto Avaliação dos Cursos do IST, Plano da Qualidade, entre outros.

Estatística e Prospetiva

Vista superior de uma mão caucasiana a apontar para uma folha branca com dois gráficos, um de linhas e outro de barras. A folha está numa superfície de madeira. Os gráficos são coloridos e genéricos.

Nesta área de atuação da AEPQ desenvolvem-se trabalhos de apoio às atividades de avaliação e planeamento do IST através da criação e manutenção de estruturas de recolha, tratamento, atualização e disponibilização de informação. Destacamos as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estatística e Prospetiva, nomeadamente Estatística gerais dos IST, Ingresso e cálculo de alunos e docentes ETI, pelo Observatório de Empregabilidade do IST, nomeadamente, estatísticas da Inserção Profissional dos diplomados do IST.

Estudos e Projetos

Rede desenhada a negro em papel branco vista em prespectiva em que cada nó da rede está ocupado por um peão de plástico colorido, simbolizando um individuo da rede.

A AEPQ desenvolve trabalhos que implicam um aprofundamento de temas específicos ou o desenvolvimento de projetos com elevado grau de complexidade/abrangência. Poderá encontrar estudos desenvolvidos no âmbito do Núcleo de Estudos e Projetos (Inserção e Situação Profissional dos Diplomados, Cienciometria e bibliometria, Rankings Universitários) e do Núcleo de Estatística e Prospetiva (Estudos de Processo Educativo, entre outros). Poderá ainda recorrer à nossa página de Arquivo para encontrar estudos elaborados pela AEPQ em diferentes áreas.  A Participação em Projectos Internacionais, nomeadamente Erasmus+, tem sido reforçada ao longo dos anos, e é central na atividade da AEPQ e seus núcleos.

Notícias

  • 2 of Jul.
  • 2021

12 Best Practice Award Winners at the 6th ObservIST Call

via ObservIST
The 12 Best Practices Winners have already been disclosed, following the ObervIST’s 6th Call. Learn more about them at the 4th ObservIST’s meeting to be scheduled for the 12th October 2021, at the Abreu Faro Amphitheatre (venue to be confirmed).
Best Practices recognized at the 6th ObservIST’s Call:
Scrum-based supervision of MSc theses
A …

Read the rest of the story

  • 15 of Feb.
  • 2021

Query of recognized Best Practices

The ObservIST offers in https://observist.tecnico.ulisboa.pt/en/boas-praticas/ the possibility to access to the already recognized Best Practices by subject area, scope and type of purpose/objective they are able to fulfil. Thus, we seek to promote sharing and dissemination of Best Practices that can provide clues for analysis …

Read the rest of the story