Ensino Superior
O IST promove a caracterização dos seus estudantes e a monitorização da Qualidade do Ensino promovendo a melhoria contínua dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação.
Caracterização da população escolar admitida no IST
Objetivos do inquérito: Coligir dados para responder ao inquérito oficial RAIDES (“Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior”). Perceber o perfil dos alunos ingressados: características sócio-económicas, percurso académico anterior, expectativas e motivações na instituição como na ULisboa.
População alvo: Novos estudantes, inscritos pela 1ª vez no 1º ano de todos os ciclos de estudo
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/NEP com uma periodicidade anual (outubro/novembro)
Os dados relativos a este inquérito são enviados para a DGEEC para resposta ao RAIDES e para a ULisboa no âmbito da caracterização da população da universidade.
As respostas são tratadas pelo NEP permitindo fazer uma caracterização da população ingressada em cada ano no IST. O relatório resultante deste tratamento é enviado para análise do Conselho de Gestão, Conselho Pedagógico e coordenação dos curso e é disponibilizado na página web do NEP.
Garantia da qualidade das unidades curriculares (QUC)
Objetivos do inquérito: Acompanhar o funcionamento de cada UC, promovendo a melhoria contínua do processo de ensino, aprendizagem e avaliação.
População alvo: Todos os estudantes de 1º e 2º ciclo (e em alguns cursos de 3º ciclo) e respetivos docentes (inclui a participação dos delegados de ano e coordenação dos cursos).
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/NEP com uma periodicidade semestral (jul-out e jan-mar)
A gestão do processo, o tratamento das respostas e a produção de resultados, de acordo com o regulamento são responsabilidade do NEP. Os resultados são disponibilizados no fénix para todos os intervenientes no processo (alunos, docentes, regentes, coordenadores de curso e presidentes de departamento). No final, os resultados são disponibilizados a toda a comunidade académica. Todos os resultados e relatórios são também disponibilizados ao conselho Pedagógico, órgão coordenador do processo e a quem cabe a decisão de iniciativas e ações a desencadear decorrentes dos resultados.
Garantia da qualidade dos Programas de Doutoramento (QUC)
Objetivos do inquérito: Acompanhar o funcionamento dos Programas de doutoramento, promovendo a melhoria contínua do processo de ensino, aprendizagem e avaliação.
População alvo: 1) Todos os estudantes que terminem o Programa de Doutoramento no ano letivo N e 2) Todos os estudantes que estejam na fase intermédia do seu Programa de Doutoramento (no 3º ano, após dois anos de inscrição)
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/NEP/APG 1) Durante todo o ano e 2) Duas vezes por ano, após cada período de inscrições em Doutoramento.
Este processo é parte integrante da Garantia da qualidade das unidades curriculares (QUC) mas ainda não integrado no fénix. A gestão do processo, a recolha e o tratamento das respostas e a produção de resultados, de acordo com o regulamento, é feita, anualmente, pelo NEP. Os resultados são disponibilizados na página web do QUC para todos os alunos e docentes do IST. Ao Conselho Pedagógico e Conselho Científico, órgãos coordenadores do processo cabe a decisão de iniciativas e ações a desencadear decorrentes dos resultados.
Garantia da qualidade das unidades curriculares (QUC) – Inquérito às UC dissertação
Objetivos do inquérito: Acompanhar o funcionamento da UC dissertação, promovendo a melhoria contínua do processo de ensino, aprendizagem e avaliação.
População alvo: Todos os estudantes inscritos em dissertação no ano letivo N
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/NEP com uma periodicidade anual.
Este processo é parte integrante da Garantia da qualidade das unidades curriculares (QUC) mas ainda não integrado no fénix. A gestão do processo, a recolha e o tratamento das respostas e a produção de resultados, de acordo com o regulamento é responsabilidade do NEP. Os resultados são disponibilizados na página web do QUC para todos os alunos e docentes do IST. Ao Conselho Pedagógico, órgão coordenador do processo cabe a decisão de iniciativas e ações a desencadear decorrentes dos resultados.
Inquérito ao percurso formativo no IST
Objetivos do inquérito: Obter informação que permita não só avaliar as condições de ensino/ aprendizagem oferecidas ao nível dos serviços e infraestruturas, mas também as perceções quanto à atratividade do curso/escola, à projeção na sociedade e à valorização das competências adquiridas. A abordagem completa-se com a identificação do percurso imediato previsível após a conclusão do curso
População alvo: Estudantes a frequentar os cursos de 1º, 2º e 3º ciclo (desde a edição 2020/2021).
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P com uma periodicidade anual
Os resultados deste inquérito são tratados pela AEPQ e enviados aos OG para análise e identificação de ações para colmatar aspetos negativos identificados.
Resultados:
- Inquérito ao Percurso Formativo 2020-2021 – Resultados (PDF, 1.9MB)
- Inquérito ao Percurso Formativo 2020-2021 – Atividades de Desenvolvimento de Carreiras (PDF, 723KB)
- Inquéritos anteriores
Inquéritos no âmbito do Observatório de Empregabilidade
O Técnico dispõe de uma estrutura, o OEIST (Observatório de Empregabilidade do Instituto Superior Técnico) com a missão de estudar e monitorizar a transição para a vida ativa e a empregabilidade dos diplomados, sistematizando informação dirigida a toda comunidade.
Mais informações sobre inquéritos a alunos e diplomados, tais como inquéritos ao percurso formativo e inquéritos à situação profissional dos diplomados (1º, 2º e 3º ciclo), inquéritos aos empregadores de diplomados do IST, podem ser consultados na página do Observatório de Empregabilidade.
Inquérito à Situação Atual dos recém diplomados do 1º ciclo que não prosseguem estudos no IST
Objetivos do inquérito: Obter informação acerca da situação dos diplomados que, uma vez completado o 1º Ciclo, não prosseguem estudos no IST e identificação de eventuais aspetos negativos em áreas que fazem parte do campo de ação do IST que possam ser corrigidos e/ou melhorados.
População alvo: Graduados do 1º ciclo que não prosseguem estudos no IST
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P com uma periodicidade anual
Os resultados deste inquérito são tratados pelo E&P e é enviado um relatório para os Órgãos de Gestão. É publicada uma síntese dos resultados obtidos na página web do E&P com acesso restrito á comunidade IST.
Inquérito à Situação Profissional dos recém diplomados do 2º ciclo
Objetivos do inquérito: Obter informação dos diplomados que permita avaliar a sua situação atual e profissional IST e identificação de eventuais aspetos negativos em áreas que fazem parte do campo de ação do IST que possam ser corrigidos e/ou melhorados.
População alvo: Recém graduados IST (12-18 meses após conclusão do curso); Graduados há 5 anos; Graduados há 10 anos, aplicado a cada 2 anos
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P
Os resultados deste inquérito são tratados pelo E&P e é enviado um relatório para os Órgãos de Gestão. É publicada uma síntese dos resultados obtidos na página web do E&P com acesso restrito á comunidade IST.
Inquérito à Situação Profissional dos diplomados do 3º ciclo
Objetivos do inquérito: Obter informação que permita caracterizar a situação profissional destes diplomados dando, em simultâneo, um enfoque significativo ao impacto objetivo da sua formação de 3º ciclo nesse percurso e condições. Identificação de eventuais aspetos negativos em áreas que fazem parte do campo de ação do IST que possam ser corrigidos e/ou melhorados.
Esta informação é particularmente importante para o IST, na medida em que podem ser
População alvo: Diplomados de 3º Ciclo
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P, aplicado a cada 3 anos
Os resultados deste inquérito são tratados pelo E&P e é enviado um relatório para os Órgãos de Gestão. É publicada uma síntese dos resultados obtidos na página web do E&P com acesso restrito á comunidade IST.
Inquérito aos Empregadores de Diplomados do Técnico
Objetivos do inquérito: Obter informação dos empregadores dos diplomados que permita avaliar as suas condições de empregabilidade. Os resultados deste inquérito podem contribuir para a adequação da oferta formativa, para a empregabilidade dos cursos e para a informação aos empregadores e à sociedade em geral. Podem contribuir para a definição de medidas corretivas sobre eventuais aspetos negativos.
População alvo: Empregadores dos diplomados do IST, com contacto na ATT
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P, aplicado a cada 3 anos
Os resultados deste inquérito são tratados pelo E&P e é enviado um relatório para os Órgãos de Gestão. É publicada uma síntese dos resultados obtidos na página web do E&P com acesso restrito á comunidade IST.
Internacionalização
No âmbito das suas políticas de internacionalização, o IST avalia, com o objetivo de melhorar, as suas atividades de índole internacional, designadamente as relativas à mobilidade dos seus estudantes, nomeadamente:
Inquérito aos estudantes Internacionais (Mobilidade IN)
Objetivos do inquérito: Apurar o grau de satisfação dos estudantes internacionais a estudar no IST, perceber as dificuldades que sentiram à chegada e durante o período letivo, tentando desta forma detetar situações que necessitem de ser corrigidas.
População alvo: Estudantes internacionais do IST Erasmus, Times, Smile; Brasil in; estudantes internacionais 2º e 3º ciclo; KIC Students)
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/AAI aplicado anualmente (temporariamente suspenso)
Os resultados deste inquérito são tratados pelo Área Internacional e analisados acompanhamento das atividades e para promoção de melhorias. A AEPQ tem disponível a base de respostas e poderá fornecer informação que possa ser considerada necessária.
Inquérito aos estudantes do IST que realizaram um período de estudos fora da escola (Mobilidade OUT)
Objetivos do inquérito: Apurar informação que possa contribuir para a melhoria dos procedimentos do IST no âmbito deste processo e recolher informação sobre as condições de acolhimento nas diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e de integração nas comunidades locais, que possam contribuir para melhor informar futuros candidatos do IST nas candidaturas a programas que incluam períodos de estudo fora da escola.
População alvo: Estudantes do IST que realizaram um período de estudos fora da escola, em programas de 2º e 3º ciclo (Ex: SMILE, cooperação com o Brasil, China Rússia, Duplos Diplomas, Almeida Garrett, KIC InnoEnergy, Erasmus Mundus, etc.)
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/AAI aplicado anualmente (temporariamente suspenso)
Os resultados deste inquérito são tratados pelo Área Internacional e analisados acompanhamento das atividades e para promoção de melhorias. A AEPQ tem disponível a base de respostas e poderá fornecer informação que possa ser considerada necessária.
Resultados
- Inquérito aos estudantes Internacionais do IST 2014/15 (PDF, 1.31MB)
- Inquérito aos estudantes que realizaram um período de estudos fora da escola no ano letivo 2014/15 (PDF, 609KB)
- Inquérito Programa Athens IST: Resultados de março de 2016 (PDF, 864KB), Resultados de novembro de 2015 (PDF, 862KB), Ficha Metodológica (PDF, 372) Para outros resultados contactar: alexandra.pontes@tecnico.ulisboa.pt
- Inquérito aos estudantes Internacionais do IST 2012/13 (PDF, 1.31MB)
- Variáveis de avaliação do período Erasmus: Estudantes IST 2009/10 a 2012/13 (PDF, 2,4MB)
- Inquérito aos estudantes que realizaram um período de estudos fora da escola (PDF, 586KB)
- Caracterização do Programa EASMUS (PDF, 14MB), Rui Mendes, Sofia Pedradas, Catarina Pereira, Janeiro 2009
- Inquéritos aos alunos internacionais do IST: Ficha Metodológica (PDF, 741KB) (Revisão agosto 2018)
Qualidade dos Recursos Humanos, Materiais e Serviços de Apoio
No âmbito das suas políticas de recursos humanos, recursos materiais e serviços de apoio, o IST avalia, com o objetivo de planear, gerir e melhorar os serviços e recursos materiais com o objetivo de melhorar a satisfação de toda a comunidade
Inquérito de Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços IST com atendimento (ASUS)
Objetivos do inquérito: Medir o nível de satisfação dos utentes dos serviços do IST. Os resultados deste inquérito são tratados pela AEPQ e são enviados para o respetivo dirigente e para os Órgãos de Gestão.
Os dirigentes dos serviços devem ter em consideração os resultados obtidos para identificar áreas que podem ser melhoradas e os respetivos planos de melhoria devem ser incluídos no Plano de Atividades dos serviços. Os resultados dos planos de melhoria devem ser acompanhados e analisados.
População alvo: Utentes dos serviços do IST com front office (atendimento).
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ, dependendo do serviço é aplicado a cada 2 anos ou em permanência via RT
É publicada na página web da AEPQ uma sumula dos resultados obtidos com codificação dos serviços. A AEPQ tem disponível a base de respostas e poderá fornecer aos Serviços e Órgãos de Gestão informação que possa ser considerada necessária.
Resultados
- Resultados dos inquéritos de avaliação da satisfação dos utentes dos serviços (ASUS) (PDF, 653KB) , 2018
- Resultados dos inquéritos de avaliação da satisfação dos utentes dos serviços (ASUS) e dos inquéritos das relações interserviços (IRIS) (PDF, 1MB), Mai 2016
- Metodologia para Aplicação do Inquérito de Avaliação da satisfação dos Utentes dos Serviços (ASUS) (PDF, 949KB), Set 2018
- Dimensões e Indicadores de Análise (PDF, 468KB), Maio 2012
Inquérito das relações interserviços (IRIS)
Objetivos do inquérito: Monitorizar o funcionamento dos serviços através das relações de trabalho e dinâmicas interserviços.
Análise dos resultados é efetuada com cálculo de scores e priorização de resultados apurados por aplicação da regra de Pareto para identificação de casos que podem beneficiar de uma ação imediata. Os dirigentes dos Serviços identificados na aplicação da distribuição de Pareto, promovem reuniões entre si – inquiridos e analisados – com o objetivo de identificar e documentar os constrangimentos e de conceber um Plano Conjunto de Melhoria (PCM) a apresentar ao Conselho de Gestão. Numa fase inicial, sugere-se que estas reuniões, contem com a mediação do(s) respetivo(s) vice-Presidente(s) do IST que tutela o(s) serviço(s).
População alvo: Todos os serviços do Técnico, e Departamentos sendo inquiridos todos os dirigentes dos serviços e departamentos identificados como tendo relações de trabalho entre si.
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P aplicado a cada 2 anos (temporariamente suspenso)
É publicada na página web da AEPQ uma sumula dos resultados obtidos com codificação dos serviços.
A AEPQ tem disponível a base de respostas e poderá fornecer aos Serviços e Órgãos de Gestão informação que possa ser considerada necessária.
Resultados
- Resultados dos inquéritos de avaliação da satisfação dos utentes dos serviços (ASUS) e dos inquéritos das relações interserviços (IRIS) (PDF, 1MB), Mai 2016
- Metodologia para Aplicação do Inquérito das Relações Interserviços (IRIS) (PDF, 623KB), Jul 2018
- Guia de Resposta ao Inquérito IRIS (PDF, 835KB), Mai 2018
Inquérito sobre a biblioteca do IST
Objetivos do inquérito: O objetivo principal deste inquérito recolher dados sobre os utilizadores e potenciais utilizadores da Biblioteca e respetivos níveis de satisfação, conhecer padrões de utilização e identificar necessidades de informação, formação e de novos serviços.
População alvo: Toda a comunidade do Técnico alunos, docentes, técnicos e administrativos, e investigadores; bem como outros utilizadores externos à comunidade Técnico
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ com periodicidade de aplicação a definir
Resultados
Inquéritos aos utentes das cantinas
Objetivos do inquérito: Os objetivos principais deste inquérito são a caracterização do perfil do utente das cantinas/refeitórios/bares do Técnico (campus da Alameda quanto ao tipo de utilizador) e a avaliação do grau de satisfação dos utentes com base em duas dimensões: alimentos e serviços e espaços.
População alvo: Utentes das Cantinas/Bares/refeitórios do IST.
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ aplicado a cada 2 anos
Resultados
- Satisfação dos utentes das cantinas/refeitórios/bares campus da Alameda 2016: Resultados (PDF, 431KB) | Metodologia (PDF, 431KB)
- Utilização e Avaliação da Satisfação dos Utentes das Cantinas do IST – 2005/2006 (PDF, 318KB) , Rui Mendes, January 2006
- Caracterização da Frequência das Cantinas Universitárias do IST – Part I (PDF, 96KB) and Part II (PDF, 132KB), L. Lourenço. R. Mendes and T. Correia, May 2001
Inquérito de Aferição da Satisfação dos Docentes, Investigadores e Trabalhadores Técnicos e Administrativos do IST
Objetivos do inquérito: Aferir a forma como os Trabalhadores percecionam o IST. Pretende-se, através desta avaliação, recolher informação diversa sobre as relações interpessoais que se estabelecem no IST, identificar eventuais motivos de insatisfação e desmotivação e procedimentos desadequados.
Este inquérito tem como principais objetivos: aferir o grau de satisfação dos trabalhadores com o IST; aferir o grau de motivação dos trabalhadores sobre as atividades que desenvolvem; identificar oportunidades de melhoria no IST.
População alvo: Toda a comunidade do Técnico alunos, docentes, técnicos e administrativos, e investigadores; bem como outros utilizadores externos à comunidade Técnico
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ com periodicidade de aplicação a definir
Os resultados do inquérito são tratados pela AEPQ e é enviado um relatório aos OG.
Este relatório permitirá analisar a perceção dos trabalhadores relativamente a diferentes aspetos da organização onde trabalham (IST), promovendo a consolidação de uma cultura organizacional na qual todos se sintam parte integrante e possam contribuir para o sucesso da organização IST.
Os resultados do inquérito e o plano de ação dos OG com acesso restrito são publicados na página web da AEPQ e/ou dos OG
Investigação
O Técnico monitoriza e avalia os recursos humanos e materiais afetos às suas Unidades de Investigação para análise e promoção da melhoria dos resultados da valorização do conhecimento da articulação entre o ensino e a investigação.
Inquérito às Unidades de Investigação próprias e associadas
Objetivos do inquérito: Este inquérito tem como principal objetivo a recolha de indicadores de Recursos Humanos, Financeiros e Científicos.
População alvo: Todas as Unidades de Investigação
Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P
Mais Informações.