Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Mission

The mission of the Institutional Studies, Planning and Quality Area is to assist IST’s Management Board in specific areas that facilitate the decision-making process, promote quality and contribute to optimize the School's management and strategic development.

Áreas de Atuação

Planeamento e Qualidade

Vista superior de oito mãos dadas, entrelaçadas de forma alternada e em círculo. Todos têm camisas vestidas e são de diferentes etnias e géneros. Apenas se veem as mãos e o antebraço.

Nesta área de atuação da AEPQ desenvolvem-se trabalhos de recolha, análise e tratamento de informação com vista ao planeamento estratégico e à avaliação, monitorização e certificação da qualidade dos serviços prestados pelo IST. Neste campo a AEPQ presta apoio na gestão do SIQuIST (Sistema Interno de Gestão da Qualidade do IST) através do desenvolvimento e implementação de instrumentos e ferramentas de monitorização e gestão da qualidade, tais como Planos e Relatórios de Atividades, QUAR, Inquéritos, Guias, Processos de acreditação e certificação, Sistema QUC, Relatórios Anuais de Auto Avaliação dos Cursos do IST, Plano da Qualidade, entre outros.

Estatística e Prospetiva

Vista superior de uma mão caucasiana a apontar para uma folha branca com dois gráficos, um de linhas e outro de barras. A folha está numa superfície de madeira. Os gráficos são coloridos e genéricos.

Nesta área de atuação da AEPQ desenvolvem-se trabalhos de apoio às atividades de avaliação e planeamento do IST através da criação e manutenção de estruturas de recolha, tratamento, atualização e disponibilização de informação. Destacamos as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estatística e Prospetiva, nomeadamente Estatística gerais dos IST, Ingresso e cálculo de alunos e docentes ETI, pelo Observatório de Empregabilidade do IST, nomeadamente, estatísticas da Inserção Profissional dos diplomados do IST.

Estudos e Projetos

Rede desenhada a negro em papel branco vista em prespectiva em que cada nó da rede está ocupado por um peão de plástico colorido, simbolizando um individuo da rede.

A AEPQ desenvolve trabalhos que implicam um aprofundamento de temas específicos ou o desenvolvimento de projetos com elevado grau de complexidade/abrangência. Poderá encontrar estudos desenvolvidos no âmbito do Núcleo de Estudos e Projetos (Inserção e Situação Profissional dos Diplomados, Cienciometria e bibliometria, Rankings Universitários) e do Núcleo de Estatística e Prospetiva (Estudos de Processo Educativo, entre outros). Poderá ainda recorrer à nossa página de Arquivo para encontrar estudos elaborados pela AEPQ em diferentes áreas.  A Participação em Projectos Internacionais, nomeadamente Erasmus+, tem sido reforçada ao longo dos anos, e é central na atividade da AEPQ e seus núcleos.

Notícias

  • 15 of Feb.
  • 2021

Query of recognized Best Practices

The ObservIST offers in https://observist.tecnico.ulisboa.pt/en/boas-praticas/ the possibility to access to the already recognized Best Practices by subject area, scope and type of purpose/objective they are able to fulfil. Thus, we seek to promote sharing and dissemination of Best Practices that can provide clues for analysis …

Read the rest of the story

  • 4 of Jan.
  • 2021

6th Best Practice call

via ObservIST
The ObservIST launches its 6th Best Practice call
The Observatory of Best Practices at IST (ObservIST) is a project that aims to identify, consolidate and disseminate institutional best practices, promoting their valorization and replication, thus boosting continued improvement in the School.
Having already held three …

Read the rest of the story