9ª edição da Conferência Head’23, a realizar em Valência, Espanha, de 19 a 22 de Junho

29 de maio, 2023

A International Conference on Higher Education Advances (Head) é um já fórum consolidado para investigadores e profissionais do sector do Ensino Superior trocarem ideias, experiências, opiniões e resultados de investigação relacionados com a preparação dos estudantes, as metodologias de ensino/aprendizagem e a organização dos sistemas educativos.

A AEPQ estará presente na 9ª edição com a apresentação de um artigo intitulado “Academic Rankings as a source of metrics and benchmark tools for continuous improvement at Técnico Lisboa”, da autoria de Carlos Carvalho e João Fernandes do Observatório de Rankings do IST.

O artigo aborda a temática dos rankings que desempenham hoje um papel importante na formação das opiniões de estudantes, atuais e potenciais, pais, empregadores e governos sobre a qualidade das instituições de ensino superior, sendo uma das medidas (não a única) para aferir a qualidade das mesmas.

Não estando o IST presente nos rankings de forma independente, mas no âmbito da Universidade de Lisboa, os autores apresentam metodologias para determinar o contributo do IST no âmbito da UL, nomeadamente através da produção científica e volume de estudantes, ao mesmo tempo justificando a opção por analisar os rankings sectoriais de engenharia e tecnologia.

Além disso, os autores argumentam que a abordagem da metodologia de benchmarking e avaliação comparativa permite uma relação válida das instituições, baseada nas suas próprias necessidades. Esta abordagem contribui para que as instituições personalizem essas comparações com base no seu desempenho em relação às instituições do seu tipo com melhor desempenho, permitindo ainda identificar áreas de melhoria (produção científica, reputação, internacionalização) e ajudando à tomada de decisão.

A realizar na Faculty of Business Administration and Management do campus da Universitat Politècnica de València, a conferência contará com a participação de mais de de 250 participantes de 50 países.

O artigo da AEPQ foi selecionado pela Comissão Organizadora para candidato ao prémio de melhor artigo. A decisão final será tomada durante a conferência pela Comissão com base na apresentação e na sessão de perguntas e respostas, decisão essa que será anunciada durante a sessão de encerramento.