Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

OMNES

Observatório para a Diversidade, Equidade e Inclusão

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O OMNES – Observatório para a Diversidade, Equidade e Inclusão pretende contribuir para a promoção e valorização da diversidade no Técnico, assegurando a monitorização regular, análise, e divulgação de informação que permita identificar desafios na promoção da igualdade de oportunidades e da plena integração de todas as pessoas da sua comunidade. Procura assim contribuir para um Técnico com + diversidade, + equidade e + integração.

Para mais informações contacte aepq@tecnico.ulisboa.pt.

Documentos:

Técnico + Diverso

Identificar e divulgar indicadores (género, idade, nacionalidade, capacidade física, neurodiversidade, …) que permitam medir a evolução da diversidade na comunidade do Técnico.

Técnico + Imparcial

Recolher e analisar informação sobre o sucesso laboral e académico da comunidade do Técnico, que permita verificar a existência de condições de igualdade de oportunidades e tratamento justo e equitativo de todos os seus membros.

Técnico + Inclusivo

Definir métricas e indicadores de bem-estar e satisfação da comunidade do Técnico, que permitam apurar em que medida os seus membros demonstram sentido de pertença e de comunidade.

Eixos de Atuação

Atuação Visão
Diversidade

Será que estamos a conseguir captar e integrar pessoas com características distintas?

Contribuir para a diversidade da escola, monitorizando métricas e indicadores associados (género, idade, nacionalidade, capacidade física, neurodiversidade, …). Reconhecer, respeitar e envolver ou incluir pessoas com características distintas, visíveis ou não visíveis, valorizando a diversidade de aptidões dentro de um conjunto variado de atributos (p. ex., formação, idade, sexo, nacionalidade, competências, traços de personalidade), em todas as questões e práticas relacionadas com o trabalho técnico e administrativo, investigação, ensino, e estudos.
Equidade

Será que estamos a identificar e ajudar a ultrapassar eventuais barreiras e garantir as mesmas oportunidades a todas as pessoas?

Contribuir para o reforço de um tratamento justo para todas as pessoas, garantindo que a identidade não é preditiva do acesso a oportunidades e ao sucesso académico e profissional, monitorizando métricas e indicadores de sucesso laboral e académico. Garantir que indivíduos ou grupos não sofram de formas de discriminação (direta ou indireta) em razão de fatores como assédio sexual ou de género, idade, etnia, origem social, nacionalidade, língua, religião, crenças, opinião, saúde, deficiência, competências, orientação sexual ou identidade, aparência exterior ou outras características pessoais, e assegurar condições de igualdade e as mesmas oportunidades, direitos e responsabilidades para todas as pessoas em todas as políticas e práticas dentro da organização.
Inclusão

Será que todas as pessoas se sentem respeitadas, valorizadas e apoiadas nas suas ideias e necessidades?

Contribuir para o envolvimento de toda a escola no cumprimento da sua missão, para a inclusão, sentido de pertença e de comunidade, monitorizando métricas e indicadores de bem-estar e satisfação. Proporcionar um ambiente de cooperação digna de confiança e interação respeitosa, onde todas as pessoas podem expressar o seu verdadeiro eu, vivenciar um sentimento de pertença, e onde os diferentes passados e perspetivas futuras são vistos como mais valias que contribuem para um ambiente cada vez mais diverso, justo e livre de discriminação, de igualdade em termos de género, saudável e produtivo, que permita a todas as pessoas  desenvolverem todo o seu talento e tirar o máximo partido das suas capacidades.

Boas Práticas

Boas Práticas que, de alguma forma, promovem a diversidade, equidade e inclusão, enquadradas em várias áreas temáticas do ObservIST – Observatório de Boas Práticas do IST.

Destaques:

Ligações