Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Inquéritos

1. Inquéritos a Estudantes

O IST promove inquéritos para a caracterização dos seus estudantes e a monitorização da Qualidade do Ensino promovendo a melhoria contínua dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação.

1.1. Caracterização da população escolar admitida no IST

Objetivos do inquérito: Coligir dados para responder ao inquérito oficial RAIDES (“Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior”). Perceber o perfil dos alunos ingressados: características sócio-económicas, percurso académico anterior, expectativas e motivações na instituição como na ULisboa.

População alvo: Novos estudantes, inscritos pela 1ª vez no 1º ano de todos os ciclos de estudo

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/NEP com uma periodicidade anual (outubro/novembro)

Os dados relativos a este inquérito são enviados para a DGEEC para resposta ao RAIDES e para a ULisboa no âmbito da caracterização da população da universidade.

As respostas são tratadas pelo NEP permitindo fazer uma caracterização da população ingressada em cada ano no IST. O relatório resultante deste tratamento é enviado para análise do Conselho de Gestão, Conselho Pedagógico e coordenação dos curso e é disponibilizado na página web do NEP.

1.2. Garantia da qualidade das unidades curriculares (QUC)

Objetivos do inquérito: Acompanhar o funcionamento de cada UC, promovendo a melhoria contínua do processo de ensino, aprendizagem e avaliação.

População alvo: Todos os estudantes de 1º e 2º ciclo (e em alguns cursos de 3º ciclo) e respetivos docentes (inclui a participação dos delegados de ano e coordenação dos cursos).

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/NEP com uma periodicidade semestral (jul-out e jan-mar)

A gestão do processo, o tratamento das respostas e a produção de resultados, de acordo com o regulamento são responsabilidade do NEP. Os resultados são disponibilizados no fénix para todos os intervenientes no processo (alunos, docentes, regentes, coordenadores de curso e presidentes de departamento). No final, os resultados são disponibilizados a toda a comunidade académica. Todos os resultados e relatórios são também disponibilizados ao conselho Pedagógico, órgão coordenador do processo e a quem cabe a decisão de iniciativas e ações a desencadear decorrentes dos resultados.

1.2.1. Garantia da qualidade dos Programas de Doutoramento (QUC)

Objetivos do inquérito: Acompanhar o funcionamento dos Programas de doutoramento, promovendo a melhoria contínua do processo de ensino, aprendizagem e avaliação.

População alvo: 1) Todos os estudantes que terminem o Programa de Doutoramento  no ano letivo N e 2) Todos os estudantes que estejam na fase intermédia do seu Programa de Doutoramento (no 3º ano, após dois anos de inscrição)

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/NEP/APG 1) Durante todo o ano e 2) Duas vezes por ano, após cada período de inscrições em Doutoramento.

Este processo é parte integrante da Garantia da qualidade das unidades curriculares (QUC) mas ainda não integrado no fénix. A gestão do processo, a recolha e o tratamento das respostas e a produção de resultados, de acordo com o regulamento, é feita, anualmente, pelo NEP. Os resultados são disponibilizados na página web do QUC para todos os alunos e docentes do IST. Ao Conselho Pedagógico e Conselho Científico, órgãos coordenadores do processo cabe a decisão de iniciativas e ações a desencadear decorrentes dos resultados.

1.2.2. Garantia da qualidade das unidades curriculares (QUC) – Inquérito às UC dissertação

Objetivos do inquérito: Acompanhar o funcionamento da UC dissertação, promovendo a melhoria contínua do processo de ensino, aprendizagem e avaliação.

População alvo: Todos os estudantes inscritos em dissertação no ano letivo N

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/NEP com uma periodicidade anual.

Este processo é parte integrante da Garantia da qualidade das unidades curriculares (QUC) mas ainda não integrado no fénix. A gestão do processo, a recolha e o tratamento das respostas e a produção de resultados, de acordo com o regulamento é responsabilidade do NEP. Os resultados são disponibilizados na página web do QUC para todos os alunos e docentes do IST. Ao Conselho Pedagógico, órgão coordenador do processo cabe a decisão de iniciativas e ações a desencadear decorrentes dos resultados.

1.3. Inquérito Anual aos Alunos do Técnico (I2AT)

Objetivos do inquérito: Obter informação que permita não só avaliar as condições de ensino/ aprendizagem oferecidas ao nível dos serviços e infraestruturas, mas também as perceções quanto à atratividade do curso/escola, à projeção na sociedade e à valorização das competências adquiridas. A abordagem completa-se com a identificação do percurso imediato previsível após a conclusão do curso.

População alvo: Estudantes regulares, de mobilidade e internacionais a frequentar os cursos de 1º, 2º e 3º ciclo (desde a edição 2020/2021).

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P com uma periodicidade anual

Os resultados deste inquérito são tratados pela AEPQ e enviados aos OG para análise e identificação de ações para colmatar aspetos negativos identificados.

Resultados

2. Inquéritos no âmbito do Observatório de Empregabilidade

O Técnico dispõe de uma estrutura, o OEIST (Observatório de Empregabilidade do Instituto Superior Técnico) com a missão de estudar e monitorizar a transição para a vida ativa e a empregabilidade dos diplomados, sistematizando informação dirigida a toda comunidade.

Mais informações sobre inquéritos a alunos e diplomados, tais como inquéritos ao percurso formativo e inquéritos à situação profissional dos diplomados (1º, 2º e 3º ciclo), inquéritos aos empregadores de diplomados do IST, podem ser consultados na página do Observatório de Empregabilidade. Para mais informação contactar oe@tecnico.ulisboa.pt.

2.1. Inquérito à Situação Atual dos recém diplomados do 1º ciclo que não prosseguem estudos no IST

Objetivos do inquérito: Obter informação acerca da situação dos diplomados que, uma vez completado o 1º Ciclo, não prosseguem estudos no IST e identificação de eventuais aspetos negativos em áreas que fazem parte do campo de ação do IST que possam ser corrigidos e/ou melhorados.

População alvo: Graduados do 1º ciclo que não prosseguem estudos no IST

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P com uma periodicidade anual

Os resultados deste inquérito são tratados pelo E&P e é enviado um relatório para os Órgãos de Gestão. É publicada uma síntese dos resultados obtidos na página web do E&P com acesso restrito á comunidade IST.

2.2. Inquérito à Situação Profissional dos recém diplomados do 2º ciclo

Objetivos do inquérito: Obter informação dos diplomados que permita avaliar a sua situação atual e profissional IST e identificação de eventuais aspetos negativos em áreas que fazem parte do campo de ação do IST que possam ser corrigidos e/ou melhorados.

População alvo: Recém graduados IST (12-18 meses após conclusão do curso); Graduados há 5 anos; Graduados há 10 anos, aplicado a cada 2 anos

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P

Os resultados deste inquérito são tratados pelo E&P e é enviado um relatório para os Órgãos de Gestão. É publicada uma síntese dos resultados obtidos na página web do E&P com acesso restrito á comunidade IST.

2.3. Inquérito à Situação Profissional dos diplomados do 3º ciclo

Objetivos do inquérito: Obter informação que permita caracterizar a situação profissional destes diplomados dando, em simultâneo, um enfoque significativo ao impacto objetivo da sua formação de 3º ciclo nesse percurso e condições. Identificação de eventuais aspetos negativos em áreas que fazem parte do campo de ação do IST que possam ser corrigidos e/ou melhorados.

Esta informação é particularmente importante para o IST, na medida em que podem ser

População alvo: Diplomados de 3º Ciclo

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P, aplicado a cada 3 anos

Os resultados deste inquérito são tratados pelo E&P e é enviado um relatório para os Órgãos de Gestão. É publicada uma síntese dos resultados obtidos na página web do E&P com acesso restrito á comunidade IST.

2.4. Inquérito aos Empregadores de Diplomados do Técnico

Objetivos do inquérito: Obter informação dos empregadores dos diplomados que permita avaliar as suas condições de empregabilidade. Os resultados deste inquérito podem contribuir para a adequação da oferta formativa, para a empregabilidade dos cursos e para a informação aos empregadores e à sociedade em geral. Podem contribuir para a definição de medidas corretivas sobre eventuais aspetos negativos.

População alvo: Empregadores dos diplomados do IST, com contacto na ATT

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P, aplicado a cada 3 anos

Os resultados deste inquérito são tratados pelo E&P e é enviado um relatório para os Órgãos de Gestão. É publicada uma síntese dos resultados obtidos na página web do E&P com acesso restrito á comunidade IST.

3. Qualidade dos Recursos Humanos, Materiais e Serviços de Apoio

No âmbito das suas políticas de recursos humanos, recursos materiais e serviços de apoio, o IST avalia, com o objetivo de planear, gerir e melhorar os serviços e recursos materiais com o objetivo de melhorar a satisfação de toda a comunidade

3.1. Inquérito Anual aos Trabalhadores do Técnico (IATT)

Objetivos do inquérito: Aferir a satisfação dos trabalhadores com o IST enquanto organização e local de trabalho, globalmente e em relação a alguns aspetos parcelares. Para o efeito, recorre-se a instrumentos amplamente testados, designadamente o eNPS | Employee Net Promoter Score e o modelo CAF | Commom Assessment Framewok.

População alvo: Toda a comunidade de trabalhadores do Técnico – docentes, investigadores e técnicos & administrativos.

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/ anualmente (a partir de 2023)

Os resultados do inquérito são tratados pela AEPQ e é enviado um relatório aos OG.

Este relatório permitirá analisar a perceção dos trabalhadores relativamente a diferentes aspetos da organização onde trabalham (IST), promovendo a consolidação de uma cultura organizacional na qual todos se sintam parte integrante e possam contribuir para o sucesso da organização IST.

Os resultados do inquérito e o plano de ação dos OG com acesso restrito são publicados na página web da AEPQ e/ou dos OG.

Documentos

3.2. Inquérito de Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços IST com atendimento (ASUS)

Objetivos do inquérito: Medir o nível de satisfação dos utentes dos serviços do IST. Os resultados deste inquérito são tratados pela AEPQ e são enviados para o respetivo dirigente e para os Órgãos de Gestão.

Os dirigentes dos serviços devem ter em consideração os resultados obtidos para identificar áreas que podem ser melhoradas e os respetivos planos de melhoria devem ser incluídos no Plano de Atividades dos serviços. Os resultados dos planos de melhoria devem ser acompanhados e analisados.

População alvo: Utentes dos serviços do IST com front office (atendimento).

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ, dependendo do serviço é aplicado a cada 2 anos ou em permanência via RT

A AEPQ tem disponível as respostas e poderá fornecer aos Serviços e Órgãos de Gestão informação que possa ser considerada necessária. Para mais informação contactar aepq@tecnico.ulisboa.pt.

Documentos

3.3. Inquérito das relações interserviços (IRIS)

Objetivos do inquérito: Monitorizar o funcionamento dos serviços através das relações de trabalho e dinâmicas interserviços.

Análise dos resultados é efetuada com cálculo de scores e priorização de resultados apurados por aplicação da regra de Pareto para identificação de casos que podem beneficiar de uma ação imediata.  Os dirigentes dos Serviços identificados na aplicação da distribuição de Pareto, promovem reuniões entre si – inquiridos e analisados – com o objetivo de identificar e documentar os constrangimentos e de conceber um Plano Conjunto de Melhoria (PCM) a apresentar ao Conselho de Gestão. Numa fase inicial, sugere-se que estas reuniões, contem com a mediação do(s) respetivo(s) vice-Presidente(s) do IST que tutela o(s) serviço(s).

População alvo: Todos os serviços do Técnico, e Departamentos sendo inquiridos todos os dirigentes dos serviços e departamentos identificados como tendo relações de trabalho entre si.

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P aplicado a cada 4 anos

A AEPQ tem disponível as respostas e poderá fornecer aos Serviços e Órgãos de Gestão informação que possa ser considerada necessária. Para mais informação contactar aepq@tecnico.ulisboa.pt.

Documentos

3.4. Inquérito sobre a biblioteca do IST

Objetivos do inquérito: O objetivo principal deste inquérito recolher dados sobre os utilizadores e potenciais utilizadores da Biblioteca e respetivos níveis de satisfação, conhecer padrões de utilização e identificar necessidades de informação, formação e de novos serviços.

População alvo: Toda a comunidade do Técnico alunos, docentes, técnicos e administrativos, e investigadores; bem como outros utilizadores externos à comunidade Técnico

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ com periodicidade de aplicação a definir

Resultados

3.5. Inquéritos aos utentes das cantinas

Objetivos do inquérito: Os objetivos principais deste inquérito são a caracterização do perfil do utente das cantinas/refeitórios/bares do Técnico (campus da Alameda quanto ao tipo de utilizador) e a avaliação do grau de satisfação dos utentes com base em duas dimensões: alimentos e serviços e espaços.

População alvo: Utentes das Cantinas/Bares/refeitórios do IST.

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ aplicado a cada 3 anos

Resultados

4. Investigação

O Técnico monitoriza e avalia os recursos humanos e materiais afetos às suas Unidades de Investigação para análise e promoção da melhoria dos resultados da valorização do conhecimento da articulação entre o ensino e a investigação.

Inquérito às Unidades de Investigação próprias e associadas

Objetivos do inquérito: Este inquérito tem como principal objetivo a recolha de indicadores de Recursos Humanos, Financeiros e Científicos.

População alvo: Todas as Unidades de Investigação

Aplicação e tratamento dos dados: AEPQ/E&P

Para mais informação contactar aepq@tecnico.ulisboa.pt.