Algumas reflexões sobre o impacto da crise pandémica no Ensino Superior
4 de junho, 2020
A forma como as instituições de ensino superior (IES) responderam à crise pandémica de COVID19, transitando todas as suas atividades para plataformas digitais, acelerou a implementação em larga escala do Ensino a distância (EaD), em regime de ensino online, e com recurso a formas alternativas de avaliação, suscitando novas questões, como a violação da privacidade, e colocou, ao mesmo tempo, desafios a outras vertentes da atividade universitária, como a colaboração entre as IES e a indústria para dar resposta a necessidades da sociedade, entre outros aspetos. O presente trabalho é uma reflexão interna feita pela Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ) na sequência da participação em webinars sobre estes temas, fundamentada em bibliografia especializada. O trabalho procura ainda dar resposta a alguns constrangimentos que se adivinham no futuro no regime de ensino online, nomeadamente no que diz respeito à integração, ao acompanhamento e à avaliação dos alunos, e perspetivar o papel das IES num contexto integrado de ligação à sociedade.
- Algumas reflexões sobre o impacto da crise pandémica no Ensino Superior (PDF, 1.1MB), Carlos Carvalho, Alexandra Pontes