Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Universidade de Lisboa em 124ª posição entre 3000 mil universidades mundiais no University Ranking by Academic Performance (URAP)

13 de dezembro, 2022

Foi publicada, na passada semana, a última edição do University Ranking by Academic Performance (URAP), a qual mostra que as universidades francesas e chinesas continuam a melhorar drasticamente.

Estes rankings são publicados pelo Informatics Institute at Middle East Technical University, em Ancara. São baseados na investigação com seis indicadores que medem a qualidade, quantidade, impacto, produtividade e colaboração científica internacional da investigação: Artigos (21%), Citação (21%), Documento Total (10%), Impacto Total do Artigo (18%), Impacto da Citação (15%), Colaboração Internacional (15%).

Em 2013-14 os dez primeiros lugares era ocupados inteiramente em universidades britânicas e norte-americanas. Agora, há três universidades americanas lideradas por Harvard em primeiro lugar, três chinesas, duas britânicas, uma canadiana e uma francesa.

A edição actual mostra a Université de Paris em 4º lugar, Université Paris Saclay em 19º, e Université Sorbonne em 23º.

O progresso das principais universidades chinesas tem sido bastante notável. Em 2013, a Universidade Jiao Tong de Xangai, a Universidade de Tsinghua e a Universidade de Pequim classificavam-se em 68º, 64º e 51º; agora estão em 8º, 9º, e 17º, respetivamente.

Outra conclusão é o declínio constante do sistema da Universidade da Califórnia: Berkeley de 5º em 2013 para 41º, UCLA de 9º para 16º, San Diego de 12º para 28º, Irvine de 83º para 139º.

Num total de 3000 instituições classificadas, a ULisboa clalssificou-se em 124º lugar.

Quanto à área de Engenharia, foram consideradas 1500 instituições no úlitmo Field Based Ranking (2021-2022). A Universidade de Lisboa ocupava o 126º lugar, tendo obtido as melhores pontuações nos indicadores ‘Article’, ‘Citation’ e ‘Article Impact’, com 75.77, 73.35 e 62.87 pontos, respectivamente.

Em Portugal, a ULisboa conseguiu obter o 1º lugar (UPorto, 2º) e o 16º no contexto europeu.

Subscrever Feed de Notícias