Universidade de Lisboa sobe nos rankings QS rankings by subject a nível mundial: 183ª em Engineering and Technology e 146ª em Natural Sciences

19 de abril, 2023

Foi publicada, no final de março, a última edição dos QS rankings by subject nas áreas de Engineering and Technology e Natural Sciences.

Publicados pela Quacquerelli Symmonds, estes rankings incluem cinco indicadores: Academic Reputation (40%), Employer Reputation (30%), Citations per paper (10%), H-index (10%), IRS – International Research Network (10%). Estas ponderações referem-se a Engineering & Technology, já que em Natural Sciences variam ligeiramente.
Na presente edição, foram consideradas 2069 IES a nível mundial (Eng & Tech), das quais 533 elegíveis. O top 10 mundial é dominado por instituições anglo-saxónicas, em particular americanas (5). O Reino Unido tem 3, a Suíça 1 e a China 1.
A Universidade de Lisboa subiu ao 1º lugar a nível nacional, estando posicionada na 57ª posição a nível europeu. Das 6 áreas incluídas em Eng & Tech, e que dizem respeito às áreas de intervenção do Técnico, 4 subiram no ranking mundial (Chemical Eng, Civil Eng, Elect and Electronic Eng e Mechanical Eng) e duas desceram (Computer Science e Petroleum Eng).
É de realçar o desempenho de Petroleum Engineering que, apesar de descer no ranking, obteve melhor pontuação em relação a 2022 (66.6 vs 65.4), desempenho esse que diz respeito exclusivamente ao Técnico.
Em Natural Sciences, das 1601 consideradas, 520 foram elegíveis. No plano mundial, o domínio das IES anglo-saxónicas é ainda mais acentuado: (6 americanas, 3 do Reino Unido).
A Universidade de Lisboa é também 1ª a nível nacional e 59ª a nível europeu. Das 6 áreas incluídas, 4 subiram (Chemistry, Environmental Sciences, Materials Science e Physics) e 2 desceram (Earth and marine Sciences e Mathematics).
Quanto ao desempenho dos indicadores, de um modo geral os indicadores bibliométricos e de internacionalização têm um desempenho mais próximo das IES melhor classificadas, sendo que os de reputação têm necessidades de crescimento mais acentuadas, em particular Employer Reputation.