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Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ) do Instituto Superior Técnico apresenta uma primeira compilação das Ações que o Técnico realiza na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, não sendo exaustiva, ilustra o compromisso da Escola com a agenda 2030.
Esta compilação foi elaborada partindo do pressuposto que as acções/actividades da Escola podem contribuir para a cidadania ativa da sua comunidade e a uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável.
Incitamos toda a comunidade académica a contribuir para a atualização desta compilação enviando para o email aepq@tecnico.ulisboa.pt ação(ões) a incluir e respetivo link com indicação do ODS para que contribui(em). Os contributos serão incluídos depois de validados pelo CGQ.
Agradecemos o contributo de todos.
Ações que o Técnico realiza na contribuição para os ODS
Criado a 30 setembro de 2019, última revisão: 17 setembro de 2020.
Apresentamos uma compilação de ações que o Técnico realiza na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que, não sendo exaustiva, ilustra o compromisso da Escola com a agenda 2030.
Oferta pedagógica formal
- Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade – REASOn |REcursos, Alimentação e Sociedade, Universidade de Lisboa
- Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável
Projectos Transversais
- Projeto Técnico Sustentável (Ambiente Sociedade Economia)
Exemplos de ações identificadas, classificadas por Objetivo (ODS)
Objetivo (ODS) | Exemplos de ações |
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Ensino: Licenciaturas, Mestrados Integrados, Mestrados, Doutoramentos, Cursos online, Formação Avançada
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Implementou estratégias de equidade de género no lugar de trabalho, incluindo as destinadas a melhorar a representação das mulheres na Instituição (Gender Balance).
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![]() … promovemos investigação e conhecimento em novas tecnologias de extração de água, dessalinização, eficiência no uso da água, tratamento de efluentes, reciclagem e tecnologias de reutilização. |
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Consciencialização para o consumo “consciente” (informação escrita nas casas de banho) campus sustentável | |
![]() … promovemos investigação e conhecimento em novas tecnologias que possam disponibilizar fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos. |
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![]() … trabalhamos para ações que contribuam para sociedade melhor adaptada e estruturalmente capaz de alavancar o desenvolvimento económico. |
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![]() …promovemos investigação e conhecimento em novas tecnologias que permitam construir estruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. |
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O Técnico promove a Transferência de Tecnologia, a inovação e a criação de start-ups que possam ter um impacto positivo e de longo prazo na sociedade.
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![]() …desenvolvemos ações com o objetivo de reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países. |
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O Instituto Superior Técnico dá apoio a Alunos com Necessidades Educativas Especiais (ENEE), derivadas da sua condição de saúde temporária ou prolongada, que o frequentem e que estão abrangidos pelo Regulamento do Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais.
Para além da existência de grupos que visam promover uma comunidade mais inclusiva, como são exemplos:
O IST promove um sem número de iniciativas cujo objetivo é promover a integração e a inclusão na comunidade, como são exemplos:
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![]() .… promovemos investigação e conhecimento que contribua para a sustentabilidade das cidades e das comunidades. |
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![]() … promovemos investigação e conhecimento em novas tecnologias que permitam métodos de produção sustentáveis. |
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![]() … promovemos investigação e conhecimento que contribuam para a redução do impacto da atividade das famílias, instituições, organizações, empresas e estados. |
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Áreas científicas dos Centros de ID&I, exemplos: | |
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Cursos na área do Ambiente, Energia, Planeamento do Território e Centros de ID&I | |
![]() … promovemos a identificação, captação e disseminação das melhores (boas) práticas para a transparência da gestão e dos processos de gestão das IES. |
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Ter eleito representação de todos os corpos no mais alto órgão de governo da Escola e um Conselho de Estudantes reconhecido.
Estão disponíveis os Relatórios de Atividades anuais e respetivos Relatórios de Contas e Relatório de Monitorização do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e ações conexas. Assegura que todo os colaboradores e os estudantes tenham acesso à justiça e informação sobre seus direitos.
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![]() … promovemos a identificação, captação e disseminação das melhores (boas) práticas no estabelecimento, protocolo de desenvolvimento de parcerias interinstitucionais. |
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Técnico Lisboa está envolvido em vários projetos de cooperação internacional, quer como coordenador quer como instituição participante, o que traduz a sua capacidade de estabelecer parcerias com universidades de diferentes países para a implementação de projetos de âmbito mundial.
O Técnico é membro de várias redes internacionais que facilitam a mobilidade de estudantes e investigadores e o desenvolvimento de programas e projetos colaborativos
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