Certificação pela A3ES do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade do IST (SIQuIST)

14 de janeiro, 2013

O IST candidatou-se a um exercício experimental de auditoria aos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade das Instituições do Ensino Superior, realizado pela  Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Foram ainda selecionadas para este exercício 4 Instituições além do IST, e os relatórios de autoavaliação foram submetidos em Maio de 2012.

Em reunião de 8 de Janeiro de 2013, o Conselho de Administração da A3ES  decidiu certificar o Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IST (SIQuIST), após a receção do Relatório Final de Auditoria elaborado pela Comissão de Avaliação Externa (CAE), na sequência da sua visita à escola nos dias 19, 20 e 21 de Setembro de 2012.

Uma decisão favorável para certificação exigia uma apreciação “emergente” em todas as áreas de análise e uma apreciação de, pelo menos, “em desenvolvimento” em relação aos itens “Ensino e Aprendizagem” e “o Sistema, no seu todo”. O IST obteve uma classificação “em desenvolvimento” em todas, sendo que a área dos “Sistemas de informação” foi considerada consolidada (o quarto e mais elevado nível de apreciação) e foi identificado como um dos principais pontos fortes do sistema, o compromisso do Presidente do IST e da sua equipa no desenvolvimento do SIQuIST.

Refere-se ainda que foi considerada boa prática, passível de difusão, o trabalho apresentado no âmbito do desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de diagnóstico da qualidade e planeamento da ID&I no IST.