A tomada de decisão em ambientes de incerteza, mudança rápida com grande quantidade de informação, fortalece a necessidade de focar no planeamento estratégico o equilíbrio entre os interesses da organização e os seus stakeholders no processo decisório, definindo claramente o seu posicionamento no contexto e os seus objetivos. Deste modo, e com o objetivo de colocar o Planeamento Estratégico no centro da modernização institucional do Técnico, e que despoletou mudanças organizacionais em torno de vários instrumentos de gestão.
Elaborado em 2015, o Plano Estratégico (Plano estratégico – A School for the World (PDF, 11MB)) clarifica e foca a Missão e a Visão para o Técnico enquanto organização global e define a sua estratégia, delineando um plano de ação para o futuro da escola, coerente e orientado para a persecução dos seus objetivos. São descritas as principais opções estratégicas, sistematizadas em 11 Áreas de Foco, que cobrem as três componentes core da sua missão: Educação Superior, ID&I e Transferência de Tecnologia.
Plano e Relatório de Atividades
Estruturado em torno das 11 Áreas de foco, neste documento estão listadas as atividades a desenvolver em cada ano civil, e as estratégias a adotar para atingir os objetivos propostos, bem como os responsáveis pela sua execução e o período de realização. Aprovado em Conselho de Escola no início de cada ano, este documento vai orientar por sua vez a elaboração do Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) do IST. Complementar a este instrumento de gestão, é elaborado anualmente um Relatório de Atividades onde se regista o grau de realização dos programas e ações propostas no Plano de Atividades, assim como o nível de recursos utilizados.
QUAR
Um dos subsistemas do SIADAP (Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública), o Quadro de Avaliação e Responsabilização visa, entre outros propósitos, contribuir para a melhoria do desempenho e qualidade dos Serviços e para a coerência e harmonia das ações dos seus dirigentes e demais trabalhadores. Deste modo, e tal como os outros documentos acima, o QUAR é também um instrumento de apoio à gestão da escola, que vai permitir evidenciar a sua estratégia e divulgar os seus níveis de desempenho, servindo ao mesmo tempo de instrumento de monitorização das atividades consideradas prioritárias, desenvolvidas no âmbito dos Serviços. Implementado pela 1ª vez em 2008, tem contribuído para um maior alinhamento entre os objetivos estratégicos estabelecidos ao nível dos órgãos de gestão do IST e os objetivos dos seus Serviços.
- Consulte o arquivo de Planos Estratégicos, Planos e Relatórios de Atividades, edições do QUAR e outros documentos.