Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Plenária de janeiro 2020 da CS/11

12 de fevereiro, 2020

Depois de, em anos passados, a CS/11 ter estado envolvida na produção e edição de dois Ebooks, um intitulado “Análise SWOT do Ensino Superior Português: oportunidades, desafios e estratégias de qualidade” (Universidade de Coimbra, ISBN 978-989-26-0830-3) e outro “Aferição da Qualidade no Ensino Superior. Exemplos de Boas Práticas” (Universidade Aberta, ISBN 978-972-674-730-7), a Comissão Setorial para a Educação e Formação tem em fase de edição um novo Ebook que resulta do trabalho desenvolvido no ano 2015 sobre “Boas Práticas de Responsabilidade Social no Ensino Superior” (no prelo).

No ano 2019 a CS/11 iniciou um novo projeto a 3 anos tendo adotado a Agenda 2030 da ONU que promove um trabalho conjunto dos diversos setores da educação e formação, tendo como base os ODS.  O trabalho desenvolvido pelos representantes das instituições da Educação e Formação na CS/11, no ano 2019, consistiu no levantamento de boas práticas de sustentabilidade (ODS) nas instituições.

Assim a Área de Estudos, Planeamento e Qualidade, no ano 2019, procedeu a um mapeamento das atividades e iniciativas do Técnico Lisboa que pudessem ser associadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU tendo como foco o cumprimento dos ODS. Paralelamente a CS/11 solicitou a todos os membros o preenchimento de uma Ficha de Boas Práticas de Sustentabilidade para identificação de iniciativas e projetos que corporizem a tradução em medidas concretas das opções estratégicas da instituição e o envolvimento da gestão de topo, tendo o Técnico Lisboa contribuído com 3 Fichas de Boas Práticas.

A 218ª reunião da CS/11, realizada no dia 16 de janeiro, nas instalações do Instituto Português da Qualidade (IPQ), consistiu num exercício de reflexão através de dinâmica de grupo, com o objetivo de identificar e priorizar linhas de ação a incluir no Plano de Atividades para 2020 desta Comissão.

Tendo como foco o cumprimento dos ODS, com prioridade para os ODS4 e ODS17, respetivamente Educação de Qualidade e Parcerias em Prol das Metas, foi proposto que se discuta internamente uma estratégia que ajude as instituições a integrarem os ODS.

Subscrever Feed de Notícias