Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

ODS – Ações IST

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ) do Instituto Superior Técnico apresenta uma primeira compilação das Ações que o Técnico realiza na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, não sendo exaustiva, ilustra o compromisso da Escola com a agenda 2030.

Esta compilação foi elaborada partindo do pressuposto que as acções/actividades da Escola podem contribuir para a cidadania ativa da sua comunidade e a uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável.

Incitamos toda a comunidade académica a contribuir para a atualização desta compilação enviando para o email aepq@tecnico.ulisboa.pt ação(ões) a incluir e respetivo link com indicação do ODS para que contribui(em). Os contributos serão incluídos depois de validados pelo CGQ.

Agradecemos o contributo de todos.

Ações que o Técnico realiza na contribuição para os ODS

Apresentamos uma compilação de ações que o Técnico realiza na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que, não sendo exaustiva, ilustra o compromisso da Escola com a agenda 2030.

Oferta pedagógica formal

Projectos Transversais

Exemplos de ações identificadas, classificadas por Objetivo (ODS)

Objetivo (ODS) Exemplos de ações
…tentamos garantir que a situação económica não seja um impedimento de acesso ao ensino superior e promovemos a consciencialização da nossa comunidade.
… tentamos garantir que a situação económica não seja um impedimento de frequência e vivência no ensino superior e promovemos a consciencialização da nossa comunidade.
… garantimos prevenção e cuidados de saúde e bem estar na nossa comunidade e tentamos garantir que o acesso a cuidados de saúde não é um impedimento de frequência e vivência no ensino superior.
… promovemos a garantia da qualidade do ensino ministrado na instituição e a identificação, captação e disseminação das melhores (boas) práticas de gestão da qualidade do ensino.
Ensino: Licenciaturas, Mestrados Integrados, Mestrados, Doutoramentos, Cursos online, Formação Avançada

… promovemos a garantia da igualdade de oportunidades e tratamento a toda a comunidade académica na sua vivência, frequência e trabalho no IST.
Implementou estratégias de equidade de género no lugar de trabalho, incluindo as destinadas a melhorar a representação das mulheres na Instituição (Gender Balance).

… sensibilizamos a comunidade para a necessidade de disponibilizar a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

… promovemos investigação e conhecimento em novas tecnologias de extração de água, dessalinização, eficiência no uso da água, tratamento de efluentes, reciclagem e tecnologias de reutilização.

Consciencialização para o consumo “consciente” (informação escrita nas casas de banho) campus sustentável

… sensibilizamos a comunidade para a necessidade do uso sustentado de energia.

… promovemos investigação e conhecimento em novas tecnologias que possam disponibilizar fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.

… garantimos condições de trabalho dignas no presente e no futuro a todos os trabalhadores.

… trabalhamos para ações que contribuam para sociedade melhor adaptada e estruturalmente capaz de alavancar o desenvolvimento económico.

… sensibilizamos da comunidade para a necessidade de construir estruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

…promovemos investigação e conhecimento em novas tecnologias que permitam construir estruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

O Técnico promove a Transferência de Tecnologia, a inovação e a criação de start-ups que possam ter um impacto positivo e de longo prazo na sociedade.

… promovemos a consciencialização da comunidade académica para a necessidade de reduzir as desigualdades.

…desenvolvemos ações com o objetivo de reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

O Instituto Superior Técnico dá apoio a Alunos com Necessidades Educativas Especiais (ENEE), derivadas da sua condição de saúde temporária ou prolongada, que o frequentem e que estão abrangidos pelo Regulamento do Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais.

Para além da existência de grupos que visam promover uma comunidade mais inclusiva, como são exemplos:

O IST promove um sem número de iniciativas cujo objetivo é promover a integração e a inclusão na comunidade, como são exemplos:

… sensibilizamos a comunidade para uma vivência nos campi de baixo impacto e sustentáveis.

.… promovemos investigação e conhecimento que contribua para a sustentabilidade das cidades e das comunidades.

…desenvolvemos ações promotoras de padrões de consumo e de produção sustentáveis.

… promovemos investigação e conhecimento em novas tecnologias que permitam métodos de produção sustentáveis.

… desenvolvemos ações promotoras da redução da pegada de carbono e a redução do impacto da atividade da instituição.

… promovemos investigação e conhecimento que contribuam para a redução do impacto da atividade das famílias, instituições, organizações, empresas e estados.

… promovemos investigação e conhecimento que contribua para a proteção da vida marinha, a conservação e a utilização de forma sustentada dos oceanos, mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Áreas científicas dos Centros de ID&I, exemplos:

…promovemos investigação e conhecimento que contribua para a proteção e restauro da vida terrestre e promova o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerindo de forma sustentável as florestas, combatendo a desertificação.
Cursos na área do Ambiente, Energia, Planeamento do Território e Centros de ID&I
… garantimos que os regulamentos, regras, e a lei interna da instituição assegure a igualdade, equidade, respeito e convivência de e para toda a comunidade.

… promovemos a identificação, captação e disseminação das melhores (boas) práticas para a transparência da gestão e dos processos de gestão das IES.

Ter eleito representação de todos os corpos no mais alto órgão de governo da Escola e um Conselho de Estudantes reconhecido.

Estão disponíveis os Relatórios de Atividades anuais e respetivos Relatórios de Contas e Relatório de Monitorização do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e ações conexas.

Assegura que todo os colaboradores e os estudantes tenham acesso à justiça e informação sobre seus direitos.

… promovemos o estabelecimento de parcerias estratégicas que enquadram o desenvolvimento sustentável e os seus objetivos na agenda protocolar.

… promovemos a identificação, captação e disseminação das melhores (boas) práticas no estabelecimento, protocolo de desenvolvimento de parcerias interinstitucionais.

Técnico Lisboa está envolvido em vários projetos de cooperação internacional, quer como coordenador quer como instituição participante, o que traduz a sua capacidade de estabelecer parcerias com universidades de diferentes países para a implementação de projetos de âmbito mundial.

O Técnico é membro de várias redes internacionais que facilitam a mobilidade de estudantes e investigadores e o desenvolvimento de programas e projetos colaborativos