Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Questionários

Inquéritos por questionário a decorrer desenvolvidos no âmbito de Projetos de Investigação e Teses pela Comunidade do IST.

GenderScan

Os seguintes questionários são conduzidos pela UNESCO & GenderScan, em parceria com várias instituições, onde se inclui o IST, dirigidos a estudantes e profissionais. Em baixo os textos e ligações sobre cada um deles.

Estudantes de ensino superior em STEM

🎓 O que está a impedir estudantes de STEM?
O nosso estudo #GenderScan revelou os maiores desafios enfrentados por estudantes que cursam STEM nos países do G20:
Stresse: 71% das mulheres relatam altos níveis de stresse, em comparação com 53% dos homens.
Falta de confiança: 61% das mulheres sentem que não têm as habilidades necessárias para ter sucesso, comparado a 44% dos homens.
Baixa conscientização: mais de 50% das mulheres não têm conhecimento sobre oportunidades de carreira e funções de trabalho em STEM.

Essas barreiras destacam a necessidade de melhor orientação, apoio à saúde mental e direcionamento profissional. Instituições e organizações podem desempenhar um papel vital:
✅ Oferecendo oportunidades de ‘networking’ e modelos de referência para alunas.
✅ Promovendo conselhos práticos de carreira por meio de workshops e estágios.
✅ Priorizando programas de saúde mental e culturas académicas inclusivas.

A pesquisa ‘online’ de 2024 permitirá decifrar tendências recentes e identificar pontos-chave para fechar essas lacunas, capacitar mulheres a seguir carreiras em STEM e garantir um pipeline de talentos mais forte e diverso para o futuro.

Insights para profissionais em STEM

💼 Desafios e oportunidades para mulheres em carreiras STEM
O estudo #GenderScan 2021 destacou os principais desafios enfrentados por mulheres profissionais em STEM, bem como os fatores que impulsionam a satisfação em suas funções:

⚠️ Barreiras a superar:
• Poucas oportunidades de crescimento profissional (61% das mulheres vs. 59% dos homens).
• Falta de propósito nas funções de trabalho (42% das mulheres).
• Discriminação e sexismo continuam a ser uma realidade para 24% das mulheres.

🌟 O que mantém as mulheres motivadas:
• Reconhecimento por parte de colegas (86%) e gestores (85%).
• Flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (83%).
• Objetivos claros e estruturas de gestão de apoio.

Esses dados enfatizam a necessidade de as organizações priorizarem a equidade nas promoções de carreira, culturas respeitosas no ambiente de trabalho e políticas contra assédio e sexismo.

A pesquisa online de 2024 permitirá avaliar as evoluções recentes e atualizar a identificação de fatores-chave para uma maior participação igualitária das mulheres em STEM. Apoiar mulheres em STEM não é apenas uma questão de justiça—é um motor de inovação e fortalecimento das equipes.