Ao longo dos anos a AEPQ participou em vários projetos de desenvolvimento do IST, muitos deles de carácter inovador, que contribuíram para a promoção da excelência dos serviços prestados pela escola.
Projeto AssIST (Autoapreciação dos Serviços do IST)
- Histórico Projeto AssIST, agosto 2018 (PDF, 544KB)
- Guião para a Monitorização e Auto-Avaliação, outubro 2017 (PDF, 1.4KB)
- Dicas AssIST: Construção de Tableau de Bord e Relatório de Autoavaliação, janeiro 2017 (PDF, 754KB)
- Apresentação AssIST: Tableau de Bord, maio 2016 (PDF, 1.1 MB)
- Apresentação AssIST: fase experimental, junho 2015 (PDF, 1.3MB)
- Poster AssIST, outubro 2014 (PDF, 371 KB)
- Apresentação AssIST: projeto piloto, maio 2013 (PDF, 1MB)
- Artigo submetido no III Encontro de Investigadores da Qualidade, Troia: “Metodologia integrada de autoavaliação dos serviços do IST”, junho 2012 (PDF, 235KB)
ObservIST – Observatório de Boas Práticas do IST
Outros
- Acolhimento nas Instituições de Ensino Superior portuguesas: diagnosticar e partilhar competências e valores nos estudantes de 1º ciclo (projeto FCT) (PDF, 1.6MB)
- Projeto “A Pedalar”: Semana da Mobilidade no Técnico (PDF, 1,1MB)
- Bolsa Interna de Formadores (BIF): Poster informativo (PDF, 677KB) | Relatório 1ª fase (PDF, 1.2MB) | Princípios Reguladores (PDF, 546KB) | Relatório 2ª fase (PDF, 633KB)
- ABSENT – Análise do absentismo nos serviços do IST (2010 / 2011 / 2012 (PDF, 1,0MB) | 2013 (PDF, 802KB))
- BIBLIO – Estudo Bibliométrico da Produção Científica do IST (mais informações)
- COMPETE – Avaliação dos recursos, das competências e funções atuais dos não docentes
- OVERLOAD – Relatório de identificação de sobrecargas administrativas do corpo docente (PDF, 800KB)
- LAPEUI&D – Lançamento de Atividades de Planeamento Estratégico nas Unidades de I&D (mais informações)
- TALENT – Estudo comparativo sobre os mecanismos de captação de talentos (PDF, 1.8MB)
Projetos iniciados no âmbito da AEPQ e atualmente enquadrados noutros serviços da escola
Projeto | Objetivos | OBS |
---|---|---|
Plano de Captação de Alunos (1993) | Promoção da atratividade dos cursos do IST junto das escolas secundárias através de um plano de captação de alunos e respetiva execução. | Integrado no NAPE |
Projeto de Regulamento Interno para Proteção da Propriedade Intelectual no IST (1998) | Promoção da gestão e valorização da propriedade intelectual no IST, com a criação posterior de um Gabinete de Apoio ao Licenciamento de Tecnologia (GALTEC). | Integrado na ATT |
Editora do IST (1996) | Promoção de publicações de docentes do IST, com a criação posterior de uma editora IST-Press | Integrado na IST-Press |
Projeto Alumni (1997) | Assegurar uma rede de contactos com os antigos alunos do IST, com vista à manutenção da ligação com a escola na perspetiva da formação ao longo da vida, e da atualização de informação sobre a sua inserção profissional, com a criação posterior da UNIVA (Unidade de Inserção na Vida Ativa) no âmbito da AEPQ. | Integrado no GCRP |
Projeto de Regulamento Interno para Proteção da Propriedade Intelectual no IST (1998) | Promoção da gestão e valorização da propriedade intelectual no IST, com a criação posterior de um Gabinete de Apoio ao Licenciamento de Tecnologia (GALTEC). | Integrado na ATT |
Projeto de Monitorização (1999) e Tutorado (2003) | Promoção do sucesso escolar através da monitorização e acompanhamento dos alunos dos primeiros anos, com a criação posterior de um Gabinete de Apoio ao Tutorado. | Integrado no GATu |
Projeto BIF – Bolsa Interna de Formadores (2014) | Identificação de trabalhadores não docentes e não investigadores, com competências ou conhecimentos especializados, interessados em fazer parte da Bolsa Interna de Formadores, promovendo a formação por pares e, consequentemente, a comunicação institucional, estimulando simultaneamente a desburocratização de procedimentos entre serviços. | Integrado na Estrutura de Formação ao Longo da Vida da Direção Académica |
Projeto A Pedalar (2015) | Oferecer à comunidade IST uma experiência de circulação urbana em bicicleta, contribuindo para a promoção de formas mais sustentáveis de transporte nas rotinas diárias. | Integrado no NAPE |