Instituto Superior Técnico

Área de Estudos, Planeamento e Qualidade

Projetos

ROAD – Regional Objectives of Administrative Development

O objetivo geral do projeto ROAD consiste em melhorar a estratégia de desenvolvimento local, nomeadamente no que concerne os funcionários do Quirguistão e Turquemenistão, através do desenvolvimento de competências, criando um programa de formação presencial, virtual e um campus de aconselhamento. Para alcançar este objetivo, o programa estabelece recomendações para o desenvolvimento sustentável, especificamente, para a realização de um quadro de formação de competências locais dos funcionários públicos, para criar centros de formação e aconselhamento, para formar funcionários locais nas tendências de desenvolvimento local, para criar diretrizes e recomendações para a estratégia de desenvolvimento local e para criar e implementar um campus virtual on-line.

O projeto é financiado no âmbito do programa Erasmus+ KA2-Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas: Reforço de capacidades no domínio do ensino superior (574243-EPP-1-2016-1-PT-EPPKA2-CBHE-JP), coordenado pelo Técnico-Lisboa em parceria com a Universidade Estadual de Issykkul, Universidade Estadual de Quirguiz, Universidade Estadual de Jalal-Abad, Capacity Building Consulting Group, Universidade Internacional de Desenvolvimento e Humanidades, Instituto de Finanças turcomeno, Universidade Politécnica da Catalunha, Universidade Rovira I Virgili, Escola de Administração Pública da Catalunha, Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e a KTH-Instituto Real de Tecnologia.

Duração: out 2016 – out 2019

Ligações e documentos

MIND – Management Innovation and Development

O projeto tem por objetivo a capacitação das instituições de ensino superior, através da implementação de centros de carreira, auxiliando estudantes graduados e pós-graduados na criação e operacionalização de start-ups, no sentido de fomentar o emprego em empresas inovadoras de pequena ou média dimensão. O projeto é financiado ao abrigo do Erasmus+ – Reforço de capacidades no domínio do ensino superior (UE (561359-EPP-1-2015-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP)), com os seguintes parceiros: ULPGC; KNU; CBC; OshTU; Ministério da Educação da República do Quirguistão; TUIT; BUXDU; SAU; Ministério da Educação do Uzbequistão; UPC; UNIGE.

Duração: fev 2016 – fev 2018

Ligações e documentos

REDEEM -Reformar Programas de Duplo Grau para a Empregabilidade e o Reforço da Cooperação Académica

O principal objetivo do projeto REDEEM é definir boas práticas em cursos de duplos graus, no sentido do desenvolvimento da cooperação internacional e do aumento da empregabilidade dos seus graduados. O projeto REDEEM é financiado no âmbito do programa Erasmus+ – Parcerias Estratégicas (UE (561359-EPP-1-2015-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP), em parceria com: KIT TUD, UPC, UCL, POLITO, KTH.

Duração: out 2016 – out 2018

Ligações e documentos

PEOPLE -Promoção da Organização Educacional Através das Pessoas

Para reforço das competências dos quadros de gestão intermédia e superior das instituições de ensino superior, através da elaboração de uma estratégia de gestão de recursos humanos (RH), direcionada não apenas para o pessoal, mas também para os quadros de gestão, e focada nos desafios do processo de transição económica e da globalização que os países parceiros e as instituições de ensino superior, em particular, enfrentam. PEOPLE é um projeto TEMPUS (UE: 543657-TEMPUS-1-2013-1-KZ-TEMPUS-JPGR) com 9 universidades parceiras (3 instituições do CLUSTER, 4 do Cazaquistão, 3 da Arménia e 2 da Geórgia): KazEU, UPC, IST, KTH, kazATC, PSU, KSMU, ASUE, AUA, KU, ISU.

Duração: dez 2013 – nov 2016

Ligações e documentos

SUMUP – Gestão Estratégica Universitária: Desdobramento de Práticas

Promove a partilha dos sistemas de gestão estratégica entre instituições de ensino superior, através da elaboração conjunta e partilhada de abordagens de melhoria e ferramentas de entendimento comuns e transparentes, no âmbito do quadro europeu para a estratégia de gestão universitária. SUMUP é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida (UE: 517868-LLP-1-2011-1-ES-ERASMUS-EMGR), em parceria com 5 universidades do CLUSTER: UPC, KUL, KTH, IST, Aalto.

Duração: out 2011 – set 2013

Ligações e documentos

QUESTESI – Sistemas de Qualidade e Sustentabilidade nas Universidadades de Ciências e Tecnologias

Desenvolver a educação dos líderes em instituições de ensino superior de ciências e tecnologias, melhorando a qualidade de acesso dos graduados no que concerne o empreendedorismo e a indústria. Lançar uma revolução na metodologia aplicada no ensino superior, conteúdos e organização, para melhor responder às necessidades de uma indústria progressiva e sustentável na UE (2009 revisão UE Estratégia de Desenvolvimento Sustentável). QUESTSI é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida, em parceria com o EFMD, ENQHEEI, EFEED, EUROCADRES, IST/Cluster, TUW, Polito, KIT, UPC, TU/e, ČVUT, ULB, WTU, CEF, MINES Paris Tech, GE-TH, CNL.

Duração: out 2010 – jan 2013

Ligações e documentos

FOLLOW – Promoção e Acompanhamento da Empregabilidade dos Pós-Graduados em Instituições de Ensino Superior Europeias

Promover a qualidade e aumentar o volume da cooperação entre instituições de ensino superior e empresas. O projeto baseia-se no intercâmbio de informações e experiências entre parceiros. A cooperação é a palavra-chave, tanto na execução do projeto, como nos resultados, que deverão ser uma sinergia entre as melhores práticas de cada parceiro e deverão ser capitalizados para a melhoria da empregabilidade dos pós-graduados a nível europeu. FOLLOW é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida (UE: 518710-LLP-1-2011-1-PT-ERASMUS-EAM), em parceria com KUL, POLITO e UPC.

Duração: jan 2012 – dez 2012

Ligações e documentos

ATTRACT – Reforçar a Atractividade dos Estudos em Ciência e Tecnologia

Baseia-se na discussão do recrutamento de estudantes em engenharia e como melhorar os níveis de retenção dos alunos. ATTRACT irá realizar um trabalho de desenvolvimento em quatro áreas distintas: a atratividade das engenharias; dificuldades formais; a atração de estudantes para as áreas de ciências e tecnologias/engenharias; e a retenção de alunos. ATTRACT é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida (UE: 505330-LLP-1-2009-1-SE-KA1-KA1SCR), em parceria com sete universidades do CLUSTER, mais duas universidades suecas.

Duração: dez 2009 – mai 2012

Ligações e documentos

Garantia da Qualidade: Políticas Públicas e Gestão Universitária

Avaliar o impacto dos mecanismos de garantia da qualidade na perspetiva das políticas públicas e desenvolver capacidades para melhorar a gestão da qualidade do ensino superior: aumentar conhecimentos de eficácia e relevância dos vários mecanismos no sentido de garantir e melhorar a qualidade do ensino superior na América Latina; contribuir para o desenho de políticas públicas de melhoria da gestão da qualidade do ensino superior; desenvolver capacidades entre os diferentes intervenientes na garantia da qualidade. O projeto é financiado pelo programa ALFA (EU: Alpha DCI-ALA/2008/42) em parceria com instituições membros do CINDA e outros (6 instituições europeias e 19 da América Latina).

Duração: 2008-2010

Ligações e documentos

Avaliação do Ensino Superior na América Latina 2011

Reunir informações relevantes sobre os sistemas de ensino superior em dezoito países da região Ibero-Americana (atualização periódica em 2011). Projeto financiado pela CINDA e Fundação UNIVERSIA, em parceria com as instituições membros da CINDA.

Duração: mar 2011-set 2011

Ligações e documentos