ROAD – Regional Objectives of Administrative Development
O objetivo geral do projeto ROAD consiste em melhorar a estratégia de desenvolvimento local, nomeadamente no que concerne os funcionários do Quirguistão e Turquemenistão, através do desenvolvimento de competências, criando um programa de formação presencial, virtual e um campus de aconselhamento. Para alcançar este objetivo, o programa estabelece recomendações para o desenvolvimento sustentável, especificamente, para a realização de um quadro de formação de competências locais dos funcionários públicos, para criar centros de formação e aconselhamento, para formar funcionários locais nas tendências de desenvolvimento local, para criar diretrizes e recomendações para a estratégia de desenvolvimento local e para criar e implementar um campus virtual on-line.
O projeto é financiado no âmbito do programa Erasmus+ KA2-Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas: Reforço de capacidades no domínio do ensino superior (574243-EPP-1-2016-1-PT-EPPKA2-CBHE-JP), coordenado pelo Técnico-Lisboa em parceria com a Universidade Estadual de Issykkul, Universidade Estadual de Quirguiz, Universidade Estadual de Jalal-Abad, Capacity Building Consulting Group, Universidade Internacional de Desenvolvimento e Humanidades, Instituto de Finanças turcomeno, Universidade Politécnica da Catalunha, Universidade Rovira I Virgili, Escola de Administração Pública da Catalunha, Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e a KTH-Instituto Real de Tecnologia.
Duração: out 2016 – out 2019
Ligações e documentos
MIND – Management Innovation and Development
O projeto tem por objetivo a capacitação das instituições de ensino superior, através da implementação de centros de carreira, auxiliando estudantes graduados e pós-graduados na criação e operacionalização de start-ups, no sentido de fomentar o emprego em empresas inovadoras de pequena ou média dimensão. O projeto é financiado ao abrigo do Erasmus+ – Reforço de capacidades no domínio do ensino superior (UE (561359-EPP-1-2015-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP)), com os seguintes parceiros: ULPGC; KNU; CBC; OshTU; Ministério da Educação da República do Quirguistão; TUIT; BUXDU; SAU; Ministério da Educação do Uzbequistão; UPC; UNIGE.
Duração: fev 2016 – fev 2018
Ligações e documentos
REDEEM -Reformar Programas de Duplo Grau para a Empregabilidade e o Reforço da Cooperação Académica
O principal objetivo do projeto REDEEM é definir boas práticas em cursos de duplos graus, no sentido do desenvolvimento da cooperação internacional e do aumento da empregabilidade dos seus graduados. O projeto REDEEM é financiado no âmbito do programa Erasmus+ – Parcerias Estratégicas (UE (561359-EPP-1-2015-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP), em parceria com: KIT TUD, UPC, UCL, POLITO, KTH.
Duração: out 2016 – out 2018
Ligações e documentos
PEOPLE -Promoção da Organização Educacional Através das Pessoas
Para reforço das competências dos quadros de gestão intermédia e superior das instituições de ensino superior, através da elaboração de uma estratégia de gestão de recursos humanos (RH), direcionada não apenas para o pessoal, mas também para os quadros de gestão, e focada nos desafios do processo de transição económica e da globalização que os países parceiros e as instituições de ensino superior, em particular, enfrentam. PEOPLE é um projeto TEMPUS (UE: 543657-TEMPUS-1-2013-1-KZ-TEMPUS-JPGR) com 9 universidades parceiras (3 instituições do CLUSTER, 4 do Cazaquistão, 3 da Arménia e 2 da Geórgia): KazEU, UPC, IST, KTH, kazATC, PSU, KSMU, ASUE, AUA, KU, ISU.
Duração: dez 2013 – nov 2016
Ligações e documentos
- Impacto de Padrões de Qualidade na Gestão de Recursos Humanos (em Inglês) (PDF, 815KB), 16-17 May 2017, Marta Pile, American University of Armenia (AUA), Yerevan, Armenia
- Folheto Projeto PEOPLE (PDF, 420KB)
- Projeto PEOPLE website (em Inglês)
- WP1: Relatório (em Inglês) (PDF, 1.24MB)
- WP1: Brochura (em Inglês) (PDF, 1MB)
- Folheto sobre os resultados WP1 (em Inglês) (PDF, 1MB)
- Informações sobre a sessão de formação em gestão de RH em Lisboa: curta biografia e descrição dos formadores (em Inglês) (PDF, 1.9MB)
- Auditoria de processos de recursos humanos nas instituições de ensino superior (em Inglês) (PDF, 1.2MB), Marta Pile e Alexandra Pontes, Conference of PEOPLE Project (Promoting Educational Organization through People), 30 setembro 2015, Turar Ryskulov New Economic University, Almaty, Kazakhstan
- Plano estratégico, Divisão de Recursos Humanos (DRH): dos objetivos estratégicos aos indicadores (em Inglês) (PDF, 1.1MB)
SUMUP – Gestão Estratégica Universitária: Desdobramento de Práticas
Promove a partilha dos sistemas de gestão estratégica entre instituições de ensino superior, através da elaboração conjunta e partilhada de abordagens de melhoria e ferramentas de entendimento comuns e transparentes, no âmbito do quadro europeu para a estratégia de gestão universitária. SUMUP é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida (UE: 517868-LLP-1-2011-1-ES-ERASMUS-EMGR), em parceria com 5 universidades do CLUSTER: UPC, KUL, KTH, IST, Aalto.
Duração: out 2011 – set 2013
Ligações e documentos
- European Observatory of Good Practices in Strategic University Management (EUSUM)
- HANDBOOK Strategic University Management: Unfolding Practices (PDF, 1,9MB)
- Doc 1 – Reunião Barcelona, Fev 2012 (em Inglês) (PDF, 209KB)
- Doc 2 – Políticas de gestão estratégica e ferramentas no IST, Fev 2012 (em Inglês) (PDF, 702KB)
- Doc 3 – Memorando, Mar 2012 (PDF, 408KB)
- Doc 4 – Poster (PDF, 1MB)
- Doc 5 – Boas práticas na Tuturia do IST (em Inglês) (PDF, 353KB)
- Doc 6 – Boas Práticas na Avaliação de Docentes (em Inglês) (PDF, 304KB)
- Doc 7 – Boas Práticas no Cálculo de FTE – Estudantes e Académicos (em Inglês) (PDF, 358KB)
- Doc 8 – Boas Práticas na Avaliação e Quadro de Responsabilização (em Inglês) (PDF, 370KB)
- Doc 9 – Boas práticas no Sistema de Garantia da Qualidade para as Unidades Curriculares (em Inglês) (PDF, 352KB)
- Doc 22 – Newsletter (PDF, 4.44MB)
- Doc 23 – Webzine (em Inglês) (PDF, 3.73MB)
- Doc 24 – Relatório Final (em Inglês) (PDF, 386KB)
QUESTESI – Sistemas de Qualidade e Sustentabilidade nas Universidadades de Ciências e Tecnologias
Desenvolver a educação dos líderes em instituições de ensino superior de ciências e tecnologias, melhorando a qualidade de acesso dos graduados no que concerne o empreendedorismo e a indústria. Lançar uma revolução na metodologia aplicada no ensino superior, conteúdos e organização, para melhor responder às necessidades de uma indústria progressiva e sustentável na UE (2009 revisão UE Estratégia de Desenvolvimento Sustentável). QUESTSI é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida, em parceria com o EFMD, ENQHEEI, EFEED, EUROCADRES, IST/Cluster, TUW, Polito, KIT, UPC, TU/e, ČVUT, ULB, WTU, CEF, MINES Paris Tech, GE-TH, CNL.
Duração: out 2010 – jan 2013
Ligações e documentos
- Projeto QUEST SI website (em Inglês)
- Doc. 1 – Apresentação IST, Paris 9-10 Dez 2011 (em Inglês) (PPSX, 1.7MB)
- Doc. 2 – Reunião de Referências de Qualidade, Paris 9-10 Dez 2011 (em Inglês) (PDF, 348KB)
- Doc. 3 – Memorando, Mar 2012 (em Inglês) (PDF, 337KB)
- Doc. 4 – Poster (PDF, 1MB)
- Doc. 4 – Relatório de Auto-Avaliação (em Inglês) (DOC, 453KB)
- Doc. 4 – Dimensões: Institucional (em Inglês) (XLSX, 27KB); Aeroespacial (em Inglês) (XLSX, 16KB); Ambiental (em Inglês) (XLSX, 22KB); Mecânica (em Inglês) (XLSX, 17KB); Envolvimento dos Estudantes (em Inglês) (XLSX, 22KB); Investigação & Inovação (em Inglês) (XLSX, 18KB)
- Doc. 5 – Programa de Visitas da Auditoria Externa (em Inglês) (PDF, 351KB)
- Doc. 6 – Apresentação da Visita da Auditoria Externa (em Inglês) (PDF, 657KB)
- Doc. 7 – Apresentação QUESTE-SI nas Jornadas da UL “A Intervenção Social no Ensino Superior: que consequências para o currículo?” (PDF, 820KB)
- Doc. 8 – Diploma (PDF, 422KB)
- Doc. 9 – Imagens da cerimónia de entrega do diploma (PDF, 401KB)
- Doc. 10 – Resultados (PDF, 85.4KB)
FOLLOW – Promoção e Acompanhamento da Empregabilidade dos Pós-Graduados em Instituições de Ensino Superior Europeias
Promover a qualidade e aumentar o volume da cooperação entre instituições de ensino superior e empresas. O projeto baseia-se no intercâmbio de informações e experiências entre parceiros. A cooperação é a palavra-chave, tanto na execução do projeto, como nos resultados, que deverão ser uma sinergia entre as melhores práticas de cada parceiro e deverão ser capitalizados para a melhoria da empregabilidade dos pós-graduados a nível europeu. FOLLOW é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida (UE: 518710-LLP-1-2011-1-PT-ERASMUS-EAM), em parceria com KUL, POLITO e UPC.
Duração: jan 2012 – dez 2012
Ligações e documentos
- Apresentação Projeto Follow Project (em Inglês) (PDF, 1.126KB)
- FOLLOW Project Final Report (PDF, 4.7MB), 2013
- FOLLOW Project WP1 Report (PDF, 657KB), 2013
- FOLLOW Project WP2 Report (PDF, 1.8MB), 2013
ATTRACT – Reforçar a Atractividade dos Estudos em Ciência e Tecnologia
Baseia-se na discussão do recrutamento de estudantes em engenharia e como melhorar os níveis de retenção dos alunos. ATTRACT irá realizar um trabalho de desenvolvimento em quatro áreas distintas: a atratividade das engenharias; dificuldades formais; a atração de estudantes para as áreas de ciências e tecnologias/engenharias; e a retenção de alunos. ATTRACT é financiado no âmbito do programa ERASMUS – Aprendizagem ao Longo da Vida (UE: 505330-LLP-1-2009-1-SE-KA1-KA1SCR), em parceria com sete universidades do CLUSTER, mais duas universidades suecas.
Duração: dez 2009 – mai 2012
Ligações e documentos
- Reis, Anabela & Patrocínio, Carla & Lourtie, Pedro. (2012). Attracting Students to Science, Technology and Engineering Higher Education.
-
P. Brooks, M. Varano (2013) ENHANCING THE ATTRACTIVENESS OF STUDIES IN SCIENCE AND TECHNOLOGY – AN INTERNATIONAL COMPARATIVE STUDY, INTED2013 Proceedings, pp. 4686-4695.
- Doc1 – WP5 relatório de alterações e adições para completar a versão de Dublin (em Inglês) (DOC, 74.5 KB)
- Doc 2 – STATUS DOS DIFERENTES PAÍSES PARTICIPANTES: Estrutura de entregas #13: informações e fontes (em Inglês) (PDF, 42KB)
- Doc 3 – Resultados 13.1 (em Inglês) (Extra) (DOC, 19KB)
- Doc 4 – Grenoble Estrutura da Apresentação (em Inglês) (DOC, 16KB)
- Doc 5 – Apresentação IST (em Inglês) (PPT, 1.7MB)
- Doc 6 – Matrix [Irlanda(XLS, 12KB) | Portugal (PDF, 12KB)]
- Doc 7 – Questionário: Perceções (em Inglês) (PDF, 44KB)
- Doc 8 – A Atratividade da Engenharia WP 5 (em Inglês) (PDF, 1MB), Set 2010
- Doc 9 – Poster (em Inglês) (PDF, 902KB)
- Doc 10 – A Atratividade da Engenharia WP 5 (em Inglês) (PDF, 893MB), Feb 2010
- Doc 11 – A Atratividade da Engenharia WP 5 (em Inglês) (PDF, 874kB), Jan 2010
- Doc 12 – Análise de imprensa – representações da Engenharia e dos Engenheiros nos media (em Inglês) (DOC, 107KB)
- Doc 13 – Análise das percepções sociais sobre a profissão de engenharia e sobre o ensino da engenharia (em Inglês) (PDF, 40KB)
- Doc 14 – Definir “Engenheiro” (em Inglês) (DOC, 744KB), Grenoble
- Doc 15 – Definir “Engenheiro” (em Inglês) (DOC, 741KB)
- Doc 16 – WP5: Documento de Trabalho (em Inglês) (DOC, 45KB), Darmstadt
- Doc 17 – Minuta da reunião com os stakeholders (em Inglês) (DOC, 61KB) Lisboa
- Doc 18a – Reunião de Apresentações com os stakeholders: Reforço da Atratividade dos Estudos em Ciências e Tecnologias (em Inglês) (PDF, 861KB), Lisboa
- Doc 18b – Reunião de Apresentações com os stakeholders: Projeto LLP : ” Reforço da Atratividade dos Estudos em Ciências e Tecnologias” ATTRACT (em Inglês) (PDF, 180KB), Lisboa
- Doc 18c – Reunião de Apresentações com os stakeholders: Projeto LLP Attract: “Reforço da Atratividade dos Estudos em Ciências e Tecnologias” (em Inglês) (PDF, 1.067KB), Lisboa
- Doc 18d – Reunião de Apresentações com os stakeholders: Reforço da Atratividade dos Estudos em Ciências e Tecnologias (em Inglês) (PDF, 740KB), Lisboa
- Doc 18e – Reunião de Apresentações com os stakeholders: Como reter estudantes no ensino superior em engenharias? (em Inglês) (PDF, 478KB), Lisboa
- Doc 19 – Wp5 Relatório Final (em Inglês)
- Doc 20 – Poster (PDF, 1MB)
- Doc 21 – Conhecer os nossos alunos – Trabalhar com questionários (PDF, 175KB), 9-10 Mai, Universidade de Uppsala
Garantia da Qualidade: Políticas Públicas e Gestão Universitária
Avaliar o impacto dos mecanismos de garantia da qualidade na perspetiva das políticas públicas e desenvolver capacidades para melhorar a gestão da qualidade do ensino superior: aumentar conhecimentos de eficácia e relevância dos vários mecanismos no sentido de garantir e melhorar a qualidade do ensino superior na América Latina; contribuir para o desenho de políticas públicas de melhoria da gestão da qualidade do ensino superior; desenvolver capacidades entre os diferentes intervenientes na garantia da qualidade. O projeto é financiado pelo programa ALFA (EU: Alpha DCI-ALA/2008/42) em parceria com instituições membros do CINDA e outros (6 instituições europeias e 19 da América Latina).
Duração: 2008-2010
Ligações e documentos
- Garantia da Qualidade: Políticas Públicas e Gestão Universitária (em Espanhol)
- Doc 1 – Relatório sobre o ensino superior em Portugal e comentário A3ES (PDF, 1.5MB), Jul 2009
- Doc 2 – Ficha síntese relatório (DOC, 32KB), Nov 2009
- Doc 3 – Proposta de competências e conteúdos para os módulos de formação_comentários (DOC, 131KB), Nov 2009
- Doc 4 – Análise do impacto da avaliação da qualidade no ensino superior – Portugal, Mai 2011
- Doc 5 – Apresentação dos resultados da análise em Portugal (PPT, 275KB), Jun 2011, Costa Rica
- Doc 6 – Resumo executivo dos resultados da análise em Portugal (DOC, 41KB), Ago 2011
- Doc 7 – Ficha resumo de Portugal (DOC, 71KB), Set 2011
- Doc 8 – Poster (PDF, 1MB)
Avaliação do Ensino Superior na América Latina 2011
Reunir informações relevantes sobre os sistemas de ensino superior em dezoito países da região Ibero-Americana (atualização periódica em 2011). Projeto financiado pela CINDA e Fundação UNIVERSIA, em parceria com as instituições membros da CINDA.
Duração: mar 2011-set 2011
Ligações e documentos
- Avaliação do Ensino Superior na América Latina 2011(em Espanhol)
- Doc 1 – Versão preliminar do Relatório sobre o Ensino Superior Iberoamericano 2011: relatório nacional – PORTUGAL (DOC, 163KB), Abr 2011
- Doc 2 – Versão final do Relatório sobre o Ensino Superior Iberoamericano 2011: relatório nacional – PORTUGAL (PDF, 690KB), Jun 2011
- Doc 3 – Resumo executivo do Relatório (DOC, 111KB), Jun 2011
- Doc 4 – Poster (PDF, 1MB)